Música Couro de boi
Plano de Aula
Plano de aula: Concordância verbal na música
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância verbal no português padrão e não padrão
Por: Caroline Costa Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.
Materiais necessários: Cópia da música “ Couro de boi”, de Palmeira e Biá, a música “ Couro de boi” e quadro.
Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE> Acesso em: 22 out.2018.
Dificuldades antecipadas: Identificar a concordância verbal e saber diferenciar a concordância padrão e não padrão. Além disso, compreender o contexto de uso da concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal na música “Couro de boi” de Palmeira e Biá e que eles devem se atentar a como ocorre a concordância na canção.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO