Plano de aula: Concordância verbal na música

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância verbal no português padrão e não padrão

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.

Materiais necessários: Cópia da música “ Couro de boi”, de Palmeira e Biá, a música “ Couro de boi” e quadro.

Sérgio Reis - Couro de Boi. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OntD9DVqVoE> Acesso em: 22 out.2018.

Dificuldades antecipadas: Identificar a concordância verbal e saber diferenciar a concordância padrão e não padrão. Além disso, compreender o contexto de uso da concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal na música “Couro de boi” de Palmeira e Biá e que eles devem se atentar a como ocorre a concordância na canção.