Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).
Tema
Envie, por Whatsapp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos, apresentando o tema da aula conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um curto áudio explicando a diferença da linguagem formal e informal. Depois, apresente as situações descritas no slide Introdução, perguntando, para cada caso, se eles usam a modalidade formal ou informal da língua. Oriente-os a enviarem, por mensagem de texto ou áudio, as respostas para o Whatsapp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, explique a atividade proposta de acordo com o Desenvolvimento (envie, se puder, as orientações por escrito): eles deverão produzir dois textos (um formal e outro informal) sobre uma situação hipotética. Para isso, deixe claro o contexto de produção: quem são os enunciatários, os receptores, a situação e o objetivo das mensagens (use as orientações do próprio plano).
Fechamento
Para encerrar, peça para alguns alunos lerem os textos produzidos, relatando as diferenças na linguagem e considerando que as duas variantes são legítimas, uma vez que estão articuladas a uma situação comunicativa que legitima tais escolhas.
Convite às famílias
A família pode auxiliar no processo de produção de texto, alimentando tematicamente e revisando a atividade, de forma a instigar os alunos. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente.