Plano de Aula
Plano de aula: Português formal ou informal
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância nominal no português padrão e não padrão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é produzir textos que apresentem características do português informal e do português formal e sistematizar ideias relacionadas aos conceitos de variedade da língua e norma-padrão.
Materiais necessários:Computador conectado à internet, projetor multimídia e tela.
Folhas avulsas, para a produção de texto.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades para materializar, “no papel”, a linguagem mais informal que fala naturalmente. Pode ter dificuldades para encontrar argumentos convincentes e persuasivos para a carta de solicitação.
Referências sobre o assunto: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Saber-uma-li?ngua-e?-separar-o-certo-do-errado.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Ed. Loyola, 2002
BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim. Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Tema da aula
Orientações: Compartilhe o tema da aula com os alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO