Atividade para impressão - Tipo de variações - LPO9_02ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: A norma-padrão e o preconceito linguístico
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formas de variação linguística
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “O preconceito linguístico no dia a dia”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>, acesso em: 28 out. 2018, texto “O que é a norma-padrão”, tarjetas com palavras, frases e charges, fita adesiva.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação às palavras mais rebuscadas e conceitos trazidos no vídeo.
Referências sobre o assunto:
AMPLIFICA - Natura Musical 2018. Preconceito Linguístico no dia-a-dia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ>. Acesso em: 23 jul. 2018.
CAVALCANTE, I. F. Língua Portuguesa A03. Governo Federal: MInistério da Educação. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a03.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.
ANGELI. Luke & Tantra - Sangue bom. São Paulo: Devir/Jacarandá, 2000, p. 17. Disponível em: <http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/10/atividades-sobre-variedades_15.html>. Acesso em: 19 set. 2018.
ITURRUSGARAI, A. Aline. Folha de S.Paulo. 31 ago. 2000. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f33103200006.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.
SOUSA, M. de. Chico Bento. Tira 121, Mauricio de Sousa Produções. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm>. Acesso em: 19 set. 2018.
PEREIRA, C.; MARTINS, P. Português é legal. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.portugueselegal.com.br/wp-content/uploads/2014/04/portugueselegal2.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender a norma-padrão, as variedades da língua e o preconceito linguístico.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO