Plano de Aula

Plano de aula: A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância verbal no português padrão e não padrão

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.

Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Whindersson Nunes em REVISTA TRIP.

LACOMBE, Milly. Você não conhece Whindersson Nunes?. Revista Trip. 2017. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-o-youtuber-whindersson-nunes-humorista-do-piaui>. Acesso em: 23 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevistas e o uso da concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles estudarão a concordância verbal padrão e não-padrão na entrevista de Whindersson Nunes.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO