Plano de Aula

Plano de aula: A ocorrência da concordância verbal no gênero entrevista

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância verbal no português padrão e não padrão

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos compreenderem a concordância verbal, bem como reconhecerem o seu uso nas diversas situações de fala e de escrita.

Materiais necessários: Cópia de trechos da entrevista com Maria Teresa, ex-escrava, em 1973; e cópia de trechos entrevista com Milton Santos em 1998, papel pardo, canetinhas.

SANTO, Antônio José do Espírito. Entrevista com Maria Teresa, ex-escrava, em 1973. Geledés Instituto da Mulher Negra. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/entrevista-com-maria-teresa-ex-escrava-em-1973/>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Entrevista explosiva com Milton Santos. Controvérsia. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2018.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário das entrevista, a fala dos entrevistados e o uso da concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6 ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles estudarão a variação linguística, com foco na concordância verbal padrão e não-padrão, nas entrevistas de Maria Teresa, ex-escrava e de Milton Santos.