Ensino Médio: aprendizado estagnado, com recuo em Matemática

Estudo do Todos Pela Educação aponta avanços no 5° ano do Ensino Fundamental

POR:
NOVA ESCOLA
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O estudo sobre os níveis de aprendizado dos alunos brasileiros realizado pelo Todos Pela Educação traz uma boa notícia e uma má notícia. Primeiro, a boa notícia: entre 2007 e 2017 dobrou o percentual de estudantes com aprendizado adequado no 5° ano. A má notícia: o aprendizado adequado está estagnado no Ensino Médio em todo o país.

A análise, que levou em conta o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mostra que a aprendizagem em Língua Portuguesa no 5° ano do Fundamental aumentou de 27,9% em 2007 para 60,7% em 2017, ou seja, um avanço de 32.8 pontos percentuais. Em Matemática, o crescimento foi de 23,7% para 48,9% em dez anos, portanto, 25.2 pontos percentuais.

O levantamento aponta que a aprendizagem dos anos no 9° ano do Ensino Fundamental também evoluiu, ainda que em ritmo mais lento e com alcance menor. No período de dez anos do estudo, o percentual de alunos com aprendizado adequado foi de 20,5% para 39,5% em Língua Portuguesa. Em Matemática, o salto foi menor: de 14,3% para 21,5%.

A má notícia está no Ensino Médio, que registrou uma estagnação no nível de aprendizagem. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos com aprendizado adequado subiu de 24,5% em 2007 para 29,1% em 2017. Olhando para Matemática, um dado alarmante: houve queda de 9,8% para 9,1%, ou seja, a aprendizagem de Matemática piorou nessa etapa.

Segundo Priscila Cruz-presidente-executiva do Todos Pela Educação, ainda que os dados mostrem que a aprendizagem para alunos do 5° esteja distante do esperado, "os avanços nos mostram que é possível virar esse jogo". "Temos que olhar para as redes que estão conseguindo puxar essa melhora, para as políticas públicas que têm dado certo. E temos que garantir que esse resultado impulsione a aprendizagem nos anos seguintes do Fundamental e no Médio".

Os dados do acompanhamento da Meta 3 do Todos Pela Educação – Toda criança com aprendizado adequado ao seu ano mostram um cenário ainda bem crítico na Educação em todo o país.

 

Avanços no Sudeste, Sul e Centro-Oeste

Ao focar em dados por região, o Sudeste teve o maior crescimento médio no aprendizado do 5° ano do Fundamental em Língua Portuguesa. No período de dez anos, o avanço foi de 34.9 pontos percentuais. Em segundo lugar ficou a região Sul, com avanço de 34.8 pontos percentuais e então o Centro-Oeste, que subiu 33.8 pontos percentuais. O Nordeste registrou crescimento de 28.9 pontos percentuais e o Norte, 26.5 pontos percentuais.

Já em Matmática, o Sudeste continuou como destaque, ainda que menor, de crescimento de 29.1 pontos percentuais. O Sul voltou a ficar em segundo, com 28.6 pontos percentuais, e o Centro-Oeste, 25.7 pontos percentuais. No Nordeste, o avanço foi de 19.5 pontos percentuais, e o Norte, 18.4 pontos percentuais.

Tags

Guias