Atividade para impressão - Imagens 2 - LP07_15ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.
Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.
_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.
_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o slide;
- Levante conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
- Diga que serão apresentados alguns exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios).
- É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO