Plano de aula: Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.

Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.

_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o slide;
  • Levante conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
  • Diga que serão apresentados alguns exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios).
  • É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo.