Cartões para impressão para o trabalho sugerido no slide 7
Cartões para impressão para o trabalho sugerido no slide 7
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é construir os conceitos de comparação, metáfora e personificação, identificar tais figuras e os efeitos de sentido destas figuras de linguagem em poemas.
Materiais necessários:
Um livro (preferencialmente de poemas, já que a identificação das figuras de linguagem se dará em textos poéticos).
Projetor para exibição de trechos de poemas (ou cartazes, ou quadro e giz).
Cartões com exemplos de metáforas, comparações e personificação.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade possível é a confusão entre os termos “comparação” e “metáfora”, ou “metáfora” e “personificação” ou mesmo o desejo de saber, efetivamente, o que é cada um dos tipos de figura de linguagem. O professor não deverá se preocupar em passar as nomenclaturas para os alunos fazendo com que eles as memorizem. O efeito de sentido é o mais importante. Isto tem de ficar claro para eles. Outra possível dificuldade é o aluno não saber o que é sentido conotativo e denotativo. Se perceber a necessidade de explicar a matéria, o professor pode e deve parar a aula para tal, começando por palavras que os alunos dominem os dois sentidos, como “coração”. Pergunte aos alunos o que é um coração. Eles dirão, certamente, que é um órgão do corpo humano, responsável pelo bombeamento de sangue. Pergunte, em seguida, o que significa dizer que alguém tem um coração de pedra. Seria um órgão de pedra? Certamente, os alunos responderão que não, que se trata de uma pessoa fria, insensível, ruim. Explique, então, que estes sentidos, como eles veem, são diferentes. No sentido denotativo - sentido comum presente no dicionário - é um órgão do corpo humano, mas, quando acompanhado pela expressão “de pedra”, assume um sentido conotativo, e que este sentido, normalmente, é empregado na literatura, em poemas, por não se dizer diretamente o que se quer dizer.
Referências sobre o assunto:
AGUIAR, Vera (coord.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: Editora Projeto; CPL-PUCRS, 1997.
CUNHA, Celso. Gramática básica do português contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.
Figuras de linguagem: metáfora. Disponível em: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.
MARTIN, W. a. (1998). Gramática e composição do inglês da escola secundária. Nova Deli: S. Chand and Company Ltd. Disponível em: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Projetor para exibição dos trechos exibidos nos slides. (Caso não seja possível usar o projetor, os versos podem ser escritos no quadro mesmo, pois são pequenos, ou em cartazes.)
Cartões com exemplos de metáforas, comparações e personificação. Para acessar o documento para impressão de cartões, clique aqui.
Obs.: Os materiais aqui listados serão usados ao longo do desenvolvimento (portanto, ao longo dos quatro slides apresentados para este fim.
Orientações:
Materiais complementares:
Ver materiais citados no slide 4 deste documento.
Orientações:
Materiais complementares:
Ver materiais citados no slide 4 deste documento.
Orientações:
Materiais complementares:
Veja materiais citados no slide 4 deste documento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Quadro e giz para registro da tabela.
Cartões para impressão para o trabalho sugerido no slide 7
Cartões para impressão para o trabalho sugerido no slide 7
Resolução da atividade - cartões - identificação de figuras de linguagem
cartões - identificação de figuras de linguagem
Tabela para conclusões - figuras de linguagem
figuras de linguagem
Texto Fico assim sem você
Fico assim sem você
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos, por áudio ou por vídeo, que vai lhes propor um desafio: você vai encaminhar alguns poemas e eles deverão classificá-los da seguinte forma:
- Tipo 1: poemas que tratam coisas como se elas tivessem sentimentos e pudessem agir como seres humanos;
- Tipo 2: poemas que comparam duas ou mais coisas entre si usando o conectivo “como” (comparam sentimentos com coisas, sentimentos com ações etc.);
- Tipo 3: poemas que comparam duas ou mais coisas entre si, mas sem usar o conectivo “como”.
Enfatize que cada poema só cabe em um tipo dentre os 3 listados acima. Se quiser, diga que há 3 do tipo 1; 2 do tipo 2 e 2 do tipo 3. Envie aos alunos os poemas disponíveis nos Materiais do Plano, mas inclua, no mesmo documento, os poemas de Mário Quintana, José Paulo Paes e Jorge de Lima dos slides de Desenvolvimento do Plano, totalizando 7 poemas. Peça que os grupos façam essa análise e justifiquem suas respostas, explicando os porquês de suas escolhas e trazendo um pouco da discussão do grupo por escrito.
Desenvolvimento
Aguarde o retorno de sua turma, acompanhando-os pelos canais combinados por vocês em caso de dúvidas dos grupos. Quando tiver os retornos de todos os grupos, compartilhe, por meio de um novo áudio ou vídeo, destaques e observações sobre os trabalhos dos grupos, destacando, sempre de forma positiva, o que construíram. Então, explique com mais detalhes que o poema é um gênero textual literário e, por se tratar de arte com a palavra, usa e abusa do que chamamos de Figuras de Linguagem, que é essa brincadeira com os sentidos das palavras e as inúmeras possibilidades de expressar e/ou criar ideias, pensamentos, sentimentos, sensações, ambientes etc. por meio da linguagem. Aproveite as Orientações do Plano de Aula para acrescentar o que mais você achar necessário.
Fechamento
Envie por escrito um compilado sobre Metáfora, Personificação e Comparação, com os poemas utilizados no trabalho e, se possível, com outros poemas como leitura complementar. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Que tal convidar as famílias a brincar de comparação? Envie às famílias a listinha sugerida logo abaixo e oriente-os para que cada membro que queira participar da brincadeira complete as frases como quiser. O objetivo é ser o mais inusitado e original possível nas respostas:
- Seus olhos são como...
- Amar você é como…
- Você tem uma voz que parece...
- Esse seu cachorro parece um...
- Essa comida parece com...
- Seu perfume é tal qual...
- O namorado dela parece um…
Depois que todos preencherem, podem ler em voz alta um para o outro. Você pode criar outra lista ou acrescentar outras possibilidades, se desejar. As famílias que se sentirem à vontade podem compartilhar suas listas no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Ruth Barbosa
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Conhecendo algumas figuras de linguagem
Finalidade da aula: Inferir, por meio de análise de imagens, o conceito de figuras de linguagem e identificar os efeitos de uso de comparação, metáfora e personificação em poemas.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é construir os conceitos de comparação, metáfora e personificação, identificar tais figuras e os efeitos de sentido destas figuras de linguagem em poemas.
Materiais necessários:
Um livro (preferencialmente de poemas, já que a identificação das figuras de linguagem se dará em textos poéticos).
Projetor para exibição de trechos de poemas (ou cartazes, ou quadro e giz).
Cartões com exemplos de metáforas, comparações e personificação.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade possível é a confusão entre os termos “comparação” e “metáfora”, ou “metáfora” e “personificação” ou mesmo o desejo de saber, efetivamente, o que é cada um dos tipos de figura de linguagem. O professor não deverá se preocupar em passar as nomenclaturas para os alunos fazendo com que eles as memorizem. O efeito de sentido é o mais importante. Isto tem de ficar claro para eles. Outra possível dificuldade é o aluno não saber o que é sentido conotativo e denotativo. Se perceber a necessidade de explicar a matéria, o professor pode e deve parar a aula para tal, começando por palavras que os alunos dominem os dois sentidos, como “coração”. Pergunte aos alunos o que é um coração. Eles dirão, certamente, que é um órgão do corpo humano, responsável pelo bombeamento de sangue. Pergunte, em seguida, o que significa dizer que alguém tem um coração de pedra. Seria um órgão de pedra? Certamente, os alunos responderão que não, que se trata de uma pessoa fria, insensível, ruim. Explique, então, que estes sentidos, como eles veem, são diferentes. No sentido denotativo - sentido comum presente no dicionário - é um órgão do corpo humano, mas, quando acompanhado pela expressão “de pedra”, assume um sentido conotativo, e que este sentido, normalmente, é empregado na literatura, em poemas, por não se dizer diretamente o que se quer dizer.
Referências sobre o assunto:
AGUIAR, Vera (coord.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: Editora Projeto; CPL-PUCRS, 1997.
CUNHA, Celso. Gramática básica do português contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.
Figuras de linguagem: metáfora. Disponível em: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.
MARTIN, W. a. (1998). Gramática e composição do inglês da escola secundária. Nova Deli: S. Chand and Company Ltd. Disponível em: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: