Plano de aula: Conhecendo algumas figuras de linguagem

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é construir os conceitos de comparação, metáfora e personificação, identificar tais figuras e os efeitos de sentido destas figuras de linguagem em poemas.

Materiais necessários:

Um livro (preferencialmente de poemas, já que a identificação das figuras de linguagem se dará em textos poéticos).

Projetor para exibição de trechos de poemas (ou cartazes, ou quadro e giz).

Cartões com exemplos de metáforas, comparações e personificação.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade possível é a confusão entre os termos “comparação” e “metáfora”, ou “metáfora” e “personificação” ou mesmo o desejo de saber, efetivamente, o que é cada um dos tipos de figura de linguagem. O professor não deverá se preocupar em passar as nomenclaturas para os alunos fazendo com que eles as memorizem. O efeito de sentido é o mais importante. Isto tem de ficar claro para eles. Outra possível dificuldade é o aluno não saber o que é sentido conotativo e denotativo. Se perceber a necessidade de explicar a matéria, o professor pode e deve parar a aula para tal, começando por palavras que os alunos dominem os dois sentidos, como “coração”. Pergunte aos alunos o que é um coração. Eles dirão, certamente, que é um órgão do corpo humano, responsável pelo bombeamento de sangue. Pergunte, em seguida, o que significa dizer que alguém tem um coração de pedra. Seria um órgão de pedra? Certamente, os alunos responderão que não, que se trata de uma pessoa fria, insensível, ruim. Explique, então, que estes sentidos, como eles veem, são diferentes. No sentido denotativo - sentido comum presente no dicionário - é um órgão do corpo humano, mas, quando acompanhado pela expressão “de pedra”, assume um sentido conotativo, e que este sentido, normalmente, é empregado na literatura, em poemas, por não se dizer diretamente o que se quer dizer.

Referências sobre o assunto:

AGUIAR, Vera (coord.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: Editora Projeto; CPL-PUCRS, 1997.

CUNHA, Celso. Gramática básica do português contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

Figuras de linguagem: metáfora. Disponível em: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

MARTIN, W. a. (1998). Gramática e composição do inglês da escola secundária. Nova Deli: S. Chand and Company Ltd. Disponível em: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification. Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Pergunte aos alunos se eles sabem o que são figuras de linguagem e para que elas são usadas.
  • Apresente o tema da aula dizendo aos alunos que eles farão a leitura de poemas para descobrir a função de algumas palavras,