Plano de aula: Metonímia, hipérbole e antítese em ação em letras de música

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de música.

Materiais necessários: Será necessário ter acesso a um projetor de slides (data show), notebook e reprodutor de áudio. Para aproveitar melhor o tempo, o conteúdo dos slides que apresentam exemplos também está disponível para impressão.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em classificar os exemplos de metonímia, já que esses apresentam maior variação de usos. Para ampliar os recursos e ajudar os alunos a compreender melhor este conteúdo, peça uma pesquisa cuja finalidade seja a de enriquecer a lista de exemplos dados.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente o tema da aula.
  • Diga aos alunos que eles terão acesso a exemplos de três tipos de figura de linguagem, que são muito comuns em letras de música e também em outros textos, mas que há outros tipos de figuras que não serão objeto desta aula.