Plano de Aula

Plano de aula: Figuras de linguagem - efeitos de sentido de comparação, metáfora e personificação - atividades de revisão

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: comparação, metáfora, personificação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de metáfora, comparação e personificação em poemas.

Materiais necessários: Projetor para projeção do poema (opcional). Caixa de som e pen-drive com música clássica (opcional). Papel A4 ou quadros de cartolina.

Dificuldades antecipadas: Mesmo que os alunos já consigam perceber os efeitos de sentido produzidos pelo uso de figuras de linguagem, pode ser que tenham dificuldade de elaborar estrofes usando esse recurso, visto que trabalha a criatividade e a abstração. Assim, é importante que se acompanhe todo o trabalho de produção, levando o aluno a ser capaz de criar.

Referências sobre o assunto:

AGUIAR, Vera (coord.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: Editora Projeto; CPL-PUCRS, 1997.

CUNHA, Celso. Gramática Básica do Português Contemporâneo. Disponível em http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica. Acesso em 02 de janeiro de 2019.

Figuras de Linguagem: Metáfora. Disponível em: https://www.figurasdelinguagem.com/metafora/. Acesso em 02 de janeiro de 2019.

MARTIN, W. A. Gramática e composição do inglês da escola secundária. Nova Deli: S. Chand and Company Ltd. 1998. Disponível em: https://pt.esdifferent.com/difference-between-metaphor-and-personification. Acesso em 02 de janeiro de 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Converse com seus alunos que nesta aula eles escreverão pequenos poemas.
  • Prepare os materiais para a aula com antecedência (veja a descrição no slide anterior). Esteja atento à produção das crianças, andando por entre as carteiras enquanto elas produzem os trabalhos, para intervir no conteúdo antes de ele ser apresentado para a turma, evitando constrangimentos no momento final e garantindo aprendizagem durante a execução, por meio da problematização das hipóteses levantadas pelos estudantes.