Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Metonímia, hipérbole e antítese: vamos descobrir estas figuras de linguagem?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um reprodutor de áudio, além de um notebook. O arquivo de áudio pode ser acessado pelo site: https://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham mais dificuldade em identificar os exemplos de metonímia, já que ela se configura de variadas formas, no emprego de uma palavra por outra, em uma relação de proximidade. No decorrer das aulas é importante apresentar exemplos variados de uso.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e faça um levantamento do conhecimento prévio sobre o conteúdo.
- Procure relacionar o conceito de “linguagem” à sua utilidade na “interação”, já que estas figuras são utilizadas para aumentar a ênfase e a expressividade da mensagem, evitando a repetição de palavras em textos, ao mesmo tempo que permitem a redução de expressões extensas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO