Plano de aula: Metonímia, hipérbole e antítese: vamos descobrir estas figuras de linguagem?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data show) e a um reprodutor de áudio, além de um notebook. O arquivo de áudio pode ser acessado pelo site: https://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham mais dificuldade em identificar os exemplos de metonímia, já que ela se configura de variadas formas, no emprego de uma palavra por outra, em uma relação de proximidade. No decorrer das aulas é importante apresentar exemplos variados de uso.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente o tema da aula aos alunos e faça um levantamento do conhecimento prévio sobre o conteúdo.
  • Procure relacionar o conceito de “linguagem” à sua utilidade na “interação”, já que estas figuras são utilizadas para aumentar a ênfase e a expressividade da mensagem, evitando a repetição de palavras em textos, ao mesmo tempo que permitem a redução de expressões extensas.