Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações sobre as atividades e troca de mensagens com os estudantes;
Texto de um livro a sua escolha, do qual você possa retirar as vírgulas e separar em trechos para que as crianças possam pontuar;
Canais para videochamadas e aula online, como o Google Meet ou o Zoom, para que os estudantes possam realizar a tarefa em grupos e para o fechamento da proposta.
- Opcionais:
Vídeo do YouTube com a contação da história “Até as princesas soltam pum!”, disponível aqui;
Trechos da história já divididos e compartilhados por meio de arquivos editáveis no Google Drive.
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o convite para que as crianças ouçam uma história. O plano original sugere o uso do livro “Até as princesas soltam pum!” e um link, disponível aqui, com a contação dessa história. Entretanto, você pode escolher outro livro, desde que seja possível que você grave a contação dessa história e possa manipular o texto, retirando as vírgulas e o dividindo em trechos. Observação: retire do texto apenas as ocorrências de vírgulas que estiverem em contextos já estudados.
Explique para os estudantes que eles receberão trechos sem vírgulas dessa história e que o desafio será pontuá-los lembrando-se dos usos já estudados nas aulas anteriores: chamamentos, explicações, enumerações e conectivos (advérbios).
Se possível, divida-os em grupo e oriente que realizem a atividade juntos, por meio de videochamada ou um arquivo compartilhado no Google Drive.
Desenvolvimento
Se os estudantes forem realizar a atividade em grupos, designe para cada grupo um trecho da história escolhida e peça que o pontuem com vírgulas (lembre-se que o trecho deve estar sem as vírgulas em contextos já estudados).
Após realizarem a atividade, solicite que lhe enviem os trechos pontuados. Se estiverem utilizando um arquivo compartilhável do Google Drive, será possível acompanhar o andamento da atividade e monitorar a participação de cada estudante.
Esses dados são importantes para a avaliação da proposta e para a avaliação individual de cada estudante. Estipule um prazo para a entrega da atividade.
Fechamento
Combine uma aula online para que possam socializar os trechos pontuados da história. Se possível, compartilhe a tela do seu computador com as resoluções dos grupos e problematize o emprego das vírgulas. Aproveite para regular possíveis compreensões distorcidas, afinal, essa é a última aula de um conjunto de três planos de aula. Grave a aula online para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.
Caso não consiga fazer a aula online, peça que os estudantes enviem um áudio relatando suas conclusões e dicas para o emprego da vírgula em textos escritos. Diante dessas falas e do material enviado pelos estudantes, faça uma devolutiva geral à turma, sugerindo revisões, aprofundamentos ou apenas relatando suas percepções sobre a participação e avanços deles durante as propostas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ouvir a história junto com a criança. Pode também mediar a troca de mensagens com a professora e com os colegas, bem como auxiliar o uso do Google Drive e a participação na aula online (se for o caso). É importante que a família possa apoiar a manutenção dos vínculos afetivos que existem entre os estudantes e com a professora.