
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Recorte e colagem
Por: Renata Braga Fonseca
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade é necessário que as crianças tenham feito anteriormente uma pesquisa sobre a vida do artista Henri Matisse, conheçam algumas de suas obras e as técnicas que usava para criá-las. É importante que elas já tenham realizado atividades pré-corte que estimulem o fortalecimento das mãos antes do manuseio da tesoura.Rasgar papéis, brincar com pregadores de roupa e perfuradores de papel, com massinha de modelar ou mesmo com marionetes de dedos são algumas sugestões de brincadeiras que desenvolvem habilidades necessárias para o uso da tesoura. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo a artista Niki e sua obra
Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse
Recorte e Colagem de Henri Matisse
Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse
Materiais:
Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “Torso branco e torso azul”, “As feras do mar”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”). Providencie várias cópias das imagens impressas em tamanho grande e pendure-as com barbantes formando móbiles. Disponibilize tesouras de mola com lâminas curtas e sem ponta, considerando a quantidade de crianças. Papéis coloridos, de preferência os que dão um melhor apoio para as crianças cortarem (sugestões: cartolina, papel sulfite, papel cartão). Papéis em tamanhos A-4 e A-3 de várias cores. Recipientes pequenos com cola branca. Pincéis de pêlo. Giz de cera, massinha e blocos de encaixe.
Espaços:
A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio. Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços de barbantes para colocar as produções das crianças. Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem (papéis, tesouras, pincéis de pêlo e recipientes com colas). Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão. Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
Tempo sugerido:
Entre 40 minutos e 1 hora
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais habilidades as crianças apresentam ao manusear a tesoura? Apresenta controle da força muscular, coordenação visomotora, orientação espacial e controle bilateral das mãos (mão dominante corta, mão auxiliar segura o papel)?
2. Como as crianças exploram os papéis para recorte? Apresentam preferências por tamanho, espessura e cor?
3. Quais apontamentos as crianças fazem enquanto apreciam as imagens das obras de Matisse e as produzidas por elas? Como compartilham espaços e materiais com os colegas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se alguma criança manuseia a tesoura fazendo uso das duas mãos para abrir e fechar ou emprega uma força excessiva para realizar o corte. Aponte a ação de outra criança que esteja manuseando o utensílio corretamente. Perceba que esta é uma habilidade conquistada progressivamente e respeite o desenvolvimento de cada criança, ofereça recortes feitos por você, se necessário, para as crianças que não se sentirem seguras para usar a tesoura.
1
Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse. Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa). Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam seus conhecimentos à sua maneira.
2
Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será necessário que elas descubramonde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha. Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou identifique a obra que você está se referindo. Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina! Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor azul.
3
Diga para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e farão seus próprios recortes colagens. Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que começam a se formar. Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis. Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura. Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
4
Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens. Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega, incentivando a colaboração mútua.Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte. Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança tiver preferência ou mais confortoem segurar a tesoura com a mão esquerda.
5
Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário. Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens. Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada. Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada, se necessário. Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam apreciar as obras e a dos colegas. Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir que as crianças que quiserem dêem nome para as suas produções.
Para finalizar:
Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado, comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda estão envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de transição conhecida pelas crianças.
Caso você queira repetir a atividade, que é importante para proporcionar outras formas de exploração, em outro momento você pode realizá-la incluindo a apreciação de algumas obras de pintura de Matisse. É possível propor espaço de livre escolha em que as crianças possam experimentar as técnicas (pintura, recorte e colagem).
Cole na parede próxima a entrada da sala uma folha de papel grande com as imagens das obras do Matisse e das crianças. Organize, em uma mesa próxima, alguns recortes feitos pelas crianças, papéis sulfite coloridos e tesouras. Sugira que os pais, na hora da entrada ou saída, sejam convidados a fazer recorte de uma ou mais formas e colar no mural, produzindo uma obra bem grande e coletiva. Este mural será confeccionado ao longo de uma semana, podendo, a cada dia, ter novas colagens e garantindo a participação de todos os pais.
Apresente a proposta
Nestas atividades, a criança terá a oportunidade de ampliar o seu repertório cultural por meio de diversos artistas e obras. Grave um vídeo para as crianças e o envie via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, apresentando a elas algumas obras da artista Niki de Saint Phalle, como “Tiro grande”, “Metade mulher, metade anjo” e “Jardim do Tarô das Nanás”, e do artista Henri Matisse, como “Interior vermelho”, “Janela aberta”, “O palhaço”, “Tristeza do rei” e “O caracol”. Apresente os trabalhos, falando os nomes dos artistas e de cada uma de suas obras, e sugira atividades artísticas a partir deles e de acordo com as adaptações de cada plano, como descrito abaixo.
Adaptações necessárias
Para realizar o plano “Conhecendo a artista Niki e sua obra”, caso a família não tenha como imprimir as imagens apresentadas por você no vídeo, poderá apresentar as obras por meio de celular, tablet ou computador. No caso do plano “Confecção de Nanás”, oriente ao adulto que, se não tiver os materiais sugeridos – jornais, fita crepe, pincel de pêlo, bacias de plástico pequenas, 500g de cola branca, três colheres grandes, copo com 200ml de água e recipientes pequenos de plástico –, outra possibilidade para essa produção seria um desenho compartilhado, em que criança e adulto pensam juntos sobre como reproduzir a Naná. No plano “Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse”, encaminhe o texto sobre a história da vida e obra do artista (disponível aqui), e oriente que a família leia aos poucos, de modo que a criança o compreenda. Para realizar o mosaico proposto nesta atividade para a criança brincar, caso não tenha à disposição os papéis coloridos específicos, oriente que os confeccione pintando papéis comuns e recortando-os. Depois que a criança brincar com os papéis recortados junto com os familiares, o material poderá ser utilizado para desenvolver a atividade referente ao plano “Recorte e colagem de Henri Matisse”, que se refere a uma colagem inspirada em uma das obras do artista. O plano “Oficina de artes inspirada em Niki e Matisse” poderá ser um momento para envolver os outros membros da família para realizar obras também, permitindo que a criança possa expor, se quiser, os conhecimentos sobre os artistas.
Sugira às famílias
1) Conhecendo a artista Niki e sua obra - Oriente aos familiares que deixem que as crianças brinquem e se relacionem com as imagens, sejam impressas ou digitais, à maneira delas, respeitando seus interesses. Convide os familiares a interagir e brincar também, seguindo as iniciativas das crianças. Sugira que o familiares criem uma brincadeira de imitar com o corpo a posição das Nanás, explorando as possibilidades expressivas.
2) Confecção de Nanás - Oriente aos familiares que, independente da forma como escolherem produzir as Nanás, deem tempo para que as crianças observem os materiais disponíveis e planejem como fazer suas próprias produções. Convide os familiares a participar desse momento de produção, apoiando as ações criativas das crianças.
3) Conhecendo vida e obra de Henri Matisse - Oriente aos familiares que acolham as iniciativas das crianças e brinquem com ela. Sugira que participem da atividade escolhendo alguns recortes e inventando um personagem, criando um diálogo entre eles – o personagem e a criança –, e apoiando as crianças na criação de outras narrativas com o recorte que ela tiverem em mão.
4) Recorte e colagem de Henri Matisse - Oriente aos familiares que observem como a criança se organiza e interage com as tesouras e papéis. Oriente sobre alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura. Sugira que façam alguns acordos de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os materiais oferecidos na atividade, recomendando que devem manejá-la com cuidado e atenção. Convide os familiares a potencializar a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas enquanto produzem, e apontando para as imagens, se necessário.
5) Oficina de artes inspirada em Niki e Matisse - Oriente aos familiares que observem as iniciativas da criança para que decidam juntos em qual artista irão se inspirar: eles podem realizar recortes e colagens inspirados no Matisse, criar esculturas de papel imitando as Nanás ou outras esculturas que não sejam de mulheres (como animais, objetos e brinquedos), ou ainda explorar as duas técnicas, se desejarem. É imprescindível que os pequenos e seus responsáveis possam criar, explorar e construir com liberdade e autonomia.
Para compartilhar com o grupo
Como sugestão, a família poderá guardar as obras realizadas e enviá-las para a escola, no retorno às atividades escolares, junto a algumas fotos das outras atividades realizadas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Braga Fonseca
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Abordagem didática: A arte e os elementos estéticos fazem parte da vida cultural e social das crianças desde cedo: está no mundo que as cerca, independente de sua condição social ou econômica. Por isso, trazer para a rotina da escola a perspectiva artística e a análise estética é muito importante para ajudar os pequenos a significarem o que os rodeia. O ideal é promover um equilíbrio entre a apreciação de obras de diversos artistas e o incentivo à produção das próprias crianças. Nesta faixa etária, a utilização da tesoura e da cola é uma ótima possibilidade de desafiá-las, tanto no que diz respeito à produção artística, quanto ao controle e aprimoramento de seus movimentos.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: