Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo um cenário e vestimentas para brincar
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Histórias e cenários
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Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para a realização desta atividade é necessário que as crianças conheçam e já tenham se apropriado da história Cinderela ou de alguma outra que esteja entre as preferidas da turma e que tenha as mesmas características: baile, príncipes e princesas. Se possível, solicite ajuda de outro professor.
Materiais:
Os materiais devem ser bem escolhidos para enriquecer as interações entre criança e criança; criança e professor e criança e materiais. Por isso, separe o livro Cinderela ou outro que atenda ao que é solicitado no contexto prévio. Confeccione coroas com cartolina ou E.V.A e separe tecidos de diversas cores, tamanhos e espessuras para que as crianças confeccionem seus trajes, sapatos, chapéus e acessórios que possam favorecer o faz de conta. Para o cenário, separe cadeiras, uma mesa e objetos que possam compô-la para a ceia real como frutas, pratinhos, copos e garfinhos de brinquedo, guardanapos etc. Escolha algumas músicas para o grande baile. Opte por músicas instrumentais e que tenham diferentes ritmos. Separe folhas, canetinhas e jogos de encaixe para as atividade de livre escolha.
Espaços:
Planeje um espaço confortável para a leitura da história. O grande baile pode acontecer na própria sala ou em outra em que seja possível montar o cenário e que possibilite que as crianças tenham certa autonomia para auxiliar na organização para o baile (passo 3). Prepare ainda os espaços de livre escolha.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Como as crianças demonstram interesse em escutar a leitura de histórias? Elas apontam, balbuciam ou interagem por meio da fala durante a leitura?
De que forma as crianças interagem e exploram os acessórios e o cenário? Exploram e percebem as cores, texturas e espessuras? Conseguem manipulá-los com autonomia sozinhos ou com seus pares? Precisa do apoio do professor?
Que estratégias utilizam para resolver os conflitos que aparecem no decorrer das brincadeiras e das interações com a orientação do professor?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se alguma criança não está interagindo com as outras ou brincando com o cenário. Interaja e brinque com ela como um personagem e a inclua na brincadeira estimulando-a com suas ações.
O que fazer durante?
1
Chame o grande grupo para sentar em roda com você. Fale que hoje farão a leitura da história Cinderela ou outra que tenha as mesmas características (príncipes, princesas, baile) e que as crianças já conheçam e tenham se apropriado dela. Fale também que após a leitura elas organizarão um baile real e que poderão ser os personagens que escolherem.
2
Mostre o livro para o grande grupo e pergunte quem se lembra da história e quais personagens aparecem nela. Faça outras perguntas que estimulem as crianças a antecipar o que sabem sobre a história. Fique atento a todos os tipos de linguagem! Elas podem apontar, fazer gestos para representar o que sabem. Verbalize-os, se necessário. Leia a história sem fazer adaptações ao texto ou à narrativa. Leia somente até a parte do baile e convide as crianças a pensar como será esse momento e o que precisa ter em um baile. Escute e acolha as hipóteses. Se necessário,volte ao livro e mostre o cenário no qual o baile acontece, os trajes dos personagens e o que eles faziam durante o baile.
Possíveis falas do professor neste momento: Enquanto mostra a capa do livro: Quem lembra o que acontece nessa história? Ah, tem uma princesa? Como essa princesa é? Ao mostrar o cenário do baile: Olha, pessoal! No baile as pessoas usavam roupas diferentes! Olha o príncipe: tem até uma coroa; O que mais aparece aqui nesse cenário? Isso! tem uma mesa onde eles fazem a ceia real e um espaço destinado a dançar.
3
Convide as crianças para ajudar na organização do espaço. Oriente que se separem em dois pequenos grupos conforme seus interesses: um para auxiliar a colocar as cadeiras em um cantinho, deixando um espaço livre para a valsa do grande baile, e outro para colocar os objetos que irão representar a comida da ceia real. Deixe que montem o cenário com autonomia e em parceria e vá colaborando nas escolhas que as crianças fazem, sem interferir nas decisões delas. Observe as crianças que precisam de ajuda ao se locomover com as cadeiras e auxilie-as, se necessário.
4
Chame as crianças para a roda e mostre os tecidos e as coroas. Diga que vocês irão fazer os trajes para o grande baile e peça que uma criança escolha um tecido e pergunte como acham que poderiam criar um vestido ou uma roupa de príncipe como aquela peça. Siga os comandos das crianças e enrole o tecido dando alguns nós.Faça isso de maneira que todas as crianças possam observar bem suas ações. Instigue as crianças com perguntas sobre os trajes (cores, formatos), ouça suas hipóteses e deixe que trabalhem com autonomia, em duplas ou triosconfeccionando os trajes. Fale que cada criança pode escolher seu tecido e que elas podem se ajudar.Escute e perceba as preferências de cada uma e as apoie, caso precisem do seu auxílio. Neste momento podem acontecer conflitos. Fique atento e oriente as crianças a resolvê-los. Se possível, solicite a ajuda de outro educador da escola. Também confeccione um traje para você, pois será um ator no faz de conta.Preste atenção nas interações das crianças nesses momentos, pois eles te ajudarão a alimentar as brincadeiras delas no faz de conta.
5
Convide as crianças para o grande baile. Coloque as músicas escolhidas por você. Chame uma por vez ou em duplas para anunciá-las no baile. Observe as ações delas, se vão se dirigir à mesa para a ceia real ou ao espaço destinado à grande dança. Escute o que conversam durante a brincadeira, perceba o que expressam por meio de gestos ou outro tipo de linguagem e participe do faz de conta estimulando-o com ações como, por exemplo, convidá-las para dançar uma valsa ou para sentar-se à mesa com você. Se atente às preferências de cada uma. Algumas podem brincar fingindo ser um dos personagens da história lida e mantendo o enredo original. Outras podem criar novos enredos. Respeite e incentive suas escolhas. Você deve reservar um bom tempo da atividade para o faz de conta.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ao perceber que algumas crianças estão se apresentando umas às outras como princesas, se aproxime e interaja: Vocês são princesas? Eu também. Eu vim de um reino encantado bem distante para participar do grande baile. E vocês? Moram em algum castelo? Onde?
Para finalizar:
Observe se alguma criança ainda está interessada em continuar o faz de conta ou brincar com os tecidos e com o cenário. Ofereça as atividades de livre escolha, desenho livre e jogos de encaixe para aquelas que não estão mais interessadas e diga que em 15 minutos precisarão começar a organização da sala. Passado o tempo estipulado, avise que está na hora de auxiliarem na organização e comente qual será a próxima atividade, incentivando-as. Também participe da organização e estimule o trabalho em equipe.