Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com a história a partir de um cenário

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Histórias e cenários

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização dessa atividade é necessário que as crianças conheçam e já tenham se apropriado da história A casa sonolenta ou de outra que esteja entre as preferidas da turma, que possua boas ilustrações e características de um livro álbum, no qual as ilustrações compõem e complementam cada parte da história, como por exemplo, O grúfalo; O rei Bigodeira e sua banheira; O Ratinho, o morango vermelho e o grande urso esfomeado. Nesta atividade utilizaremos o livro A casa sonolenta. Combine com a gestão o apoio de outro professor, se possível.

Materiais:

Separe o Livro A casa sonolenta, de Audrey Wood. Separe também todos os materiais e acessórios que serão utilizados no faz de conta como, orelha ou máscaras e fantasias dos animais que aparecem na narrativa, trajes para os personagens da avó e do menino, tapete ou colchonete para representar a cama e um retalho grande de tecido para o cobertor. Para projetar o cenário na parede reserve o datashow da escola. Caso não tenham esse recurso, confeccione o cenário com cartolinas, papelão e fita adesiva. Separe massinha e livros para as atividades de livre escolha.

Espaços:

Essa atividade pode ser realizada na sala ou ao ar livre, no entanto, o local escolhido precisa ser bem planejado, para que as crianças possam brincar nele e para que você consiga observar todas elas, inclusive as que estão nas atividades de livre escolha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças interagem durante a leitura da história? Formulam e respondem questionamentos sobre ela? Identificam os principais acontecimentos, os cenários e os personagens?

2. Sobre o que as crianças dialogam durante a brincadeira? Utilizam a fala, balbuciam ou gesticulam para expressar suas ideias e opiniões?

3. De que forma as crianças exploram os acessórios e o cenário? Elas brincam com o enredo original ou criam novos? Como interagem com o professor e com outras crianças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Perceba os interesses das crianças e as apoie em suas escolhas. Observe se alguma não está brincando ou interagindo com o cenário, acessórios ou com os colegas. Chame-a para brincar com você atuando com um dos personagens da história e leve-a para junto do grupo, respeitando as escolhas dela.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Chame o grande grupo para sentar-se em roda e fale que a atividade de hoje será feita em pequenos grupos (conforme quantidade de personagens da história). Diga que eles farão a leitura da história A casa sonolenta (ou outra que as crianças já tenham se apropriado da narrativa ) junto com você e que depois poderão brincar com o cenário e com os acessórios da história. Enquanto você estiver com um pequeno grupo, as outras crianças estarão nas atividades de livreescolha, como a de manuseio de livros e massinha. Apresente os espaços das atividades e perceba se as crianças já se direcionam a elas conforme seus interesses. Se necessário, utilize uma parlenda de escolher para fazer essa divisão. Conte com a ajuda de outro professor, se possível.


2

Mostre a capa do livro para o pequeno grupo e pergunte quem se lembra da história, pergunte sobre os personagens e sobre o que acontece no decorrer dela. Fique atento a todas as formas de linguagens e ao que os pequenos expressam por meio delas. Alguns podem balbuciar tentando falar alguma palavra ou até mesmo gesticular imitando um personagem ou uma cena da história. Apoie essas iniciativas! Depois leia a história sem fazer adequações ao vocabulário ou à narrativa do texto. Observe que alguma criança pode se levantar e ficar andando pela sala durante a leitura ou se encaminhar para as atividades de livre escolha. Caso isso aconteça, chame-a para sentar-se próxima a você ou para ajudar a segurar o livro, mas não é preciso obrigá-la, pois as crianças podem mesmo longe de você estar atentas à história. Elas possuem necessidades diferentes, como movimentar o corpo ou expressar-se por ele, e isso não significa que não estejam participando da proposta. Após a leitura, promova uma conversa enfatizando o cenário e os personagens. Perceba o que as crianças observam e falam sobre esses aspectos. Escute-as com atenção.


3

Convide o pequeno grupo para brincar no cenário planejado por você. Projete as imagens da casa sonolenta na parede ou cole o cenário que você mesmo confeccionou. Apresente os acessórios que representam os personagens, como as orelhas dos animais em E.V.A e vestimentas para a avó e o menino. Mostre também o colchão/tapete que representa a cama e um tecido para cobertor. Combine que cada criança pode escolher seu personagem e disponibilize os acessórios e materiais para que elas montem o cenário com seu apoio. Nesse momento podem haver conflitos, visto que as crianças podem querer os mesmo objetos. Se possível, disponibilize mais de um exemplar ou construa alguns combinados com elas, como trocar de personagem durante a atividade. Alguma criança pode ficar interessada em manusear e explorar os acessórios antes de iniciar a brincadeira. Apoie sua escolha! Também escolha um personagem para você ou vá incorporando alguns durante a história, visto que irá atuar como um coator no faz de conta.


4

Depois da escolha dos personagens, observe se as crianças começam a brincar utilizando o enredo original da história ou se criam novos. Apoie-as e incentive-as. Participe da brincadeira promovendo uma boa interação de crianças (personagens), cenário e objetos. Elas serão as protagonistas do faz de conta, por isso, perceba o que conversam e observe suas ações, estimulando-as. Algumas crianças podem precisar do seu apoio, por ainda não conseguirem se fazer entender por meio da fala. Fique atento ao que balbuciam ou gesticulam e, se necessário, verbalize para as outras crianças.


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Fique atento e seja responsivo às ações e falas das crianças durante as brincadeiras e alimente os enredos e conversas do faz de conta. Estimule que brinquem com o imaginário, com os acessórios e com seus pares. Algumas crianças podem trazer novos elementos ou brinquedos para o cenário. Apoie essas iniciativas e verbalize essas escolhas para os colegas, se necessário. Reserve o maior tempo da atividade para os passos 4 e 5. E repita os passos 2, 3, 4 e 5 com os outros pequenos grupos.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ao perceber que as crianças mudaram o enredo da história e estão brincando de casinha: Você é a mãe dele? Será que tem um espaço para eu dormir com vocês? Estou com muito frio e preciso de um cobertor. Se as crianças estiverem brincando com o enredo original: Ah eu sou o gato estou com muito sono, vou me deitar aqui em cima desse cachorrinho (imitando o gato ronronando).


Para finalizar:

Observe se as crianças ainda estão interessadas em brincar no cenário ou nas atividades de livre escolha. Caso sim, combine que em dez minutos elas precisarão auxiliar na arrumação da sala e diga qual será a próxima atividade do dia. Estimule que guardem os materiais de maneira divertida, imitando os personagens da história ou o barulho que eles faziam enquanto dormiam.

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