15311
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Planejando notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Planejando notícias online

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários:

Videorreportagem da Globonews em link disponível ou baixada previamente.

Pauta da notícia.

Sala organizada em quatro grandes grupos estes, em duplas.

Informações sobre o gênero:

O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.

Quanto à organização estrutural da notícia destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas, podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).

Dificuldades antecipadas:

Podem sentir dificuldade de pensar em argumentos para os entrevistados mencionados na videorreportagem, transportando para o texto escrito.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

A proposta de produção será organizada da seguinte forma: como a notícia desta aula trata de um tema amplo - ecologia meio ambiente -, os três planos de aula serão organizados com base nesta mesma temática. Entretanto, seguem abaixo outras sugestões de encaminhamento para uso do professor:

  • Pesquisar previamente alguns temas de relevância para a escola e/ou o bairro.
  • Propor que pesquisem fatos científicos a ser textualizados por meio de notícias online.
  • A finalidade será socializá-las no site da escola e/ou numa feira de ciências.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leia com seus alunos a manchete do jornal JOCA sobre a proibição de plásticos em Fernando de Noronha.
  • Faça uma revisão da composição do gênero Notícia online e das condições de produção, questionando:

Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias de hoje? (Esperamos que digam que ela foi veiculada num jornal online, que a temática é sobre o meio ambiente e que ela é importante porque afeta a todos no planeta.)

Qual a diferença entre o jornal impresso e o online? (Esperamos que compreendam que é um suporte mais democrático, que atinge um número muito maior de pessoas, que em muitos casos permite interação, por meio de comentários após a notícia. Este comportamento possibilita a discussão de uma variedade de temas, evidenciando pontos de vista distintos.)

  • Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de causar impacto no leitor? (Esperamos que digam que sim, pois ao usar a expressão “proíbe plástico” podemos inferir que ela pode abarcar muitos produtos largamente comercializados e de primeira necessidade.)
  • Há recursos de multimodais na notícia mostrada no slide? (Esperamos que digam que as imagens ajudam a situar a notícia, assim como a fonte citada no final - um “link” (hipertexto) que remete a outros textos que serviram de fonte para a construção da notícia. Professor, esta possibilidade de hipertexto, esta abertura de janelas múltiplas e de links é o grande diferencial do impresso para o online, fazendo com que o leitor as utilize sempre que necessário durante o processamento do que está lendo).
  • O que não pode faltar em uma notícia online? (Professor, aqui é o início da composição do roteiro a ser construído com eles. Já temos uma ficha de roteiro, mas a ela deve ser acrescentada às colocações de seu grupo classe.)
  • Entregue a pauta da notícia para que leiam e complemente caso seja necessário. A pauta será utilizada na atividade de desenvolvimento.

Materiais complementares:

Fonte: JORNAL JOCA: Acesso em: 16/12/2018.

Para acessar a pauta de pesquisa, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Vamos pensar na seção Meio ambiente de um jornal direcionado a um público leitor na faixa etária entre 20 e 50 anos, classe social média alta, nível de escolaridade universitário. A sala, organizada em duplas, planejará uma notícia online direcionada a este público-alvo. (Professor, a especificidade do público vai influenciar diretamente na linguagem empregada e no tipo de informação e detalhe que captura esse leitor.)
  • Assistam com atenção à reportagem sobre o mesmo assunto veiculada na Globonews. (6’13) e anotem na pauta da notícia as informações mais importantes para que possam produzir sua notícia.
  • Discuta oralmente os fatos principais da notícia:
  • O que aconteceu? Onde? Por quê? Como? Quando? (Onde: Fernando de Noronha/Por quê: comercialização e uso de plástico descartável/
    Quando: a partir de 2019. Relata os tipos de produto que não podem mais ser comercializados nem utilizados, tanto por turistas como por moradores.)
  • A quem esta notícia afeta mais diretamente? (Moradores da ilha em primeiro lugar e o turista. De forma benéfica, o meio ambiente.)
  • Que justificativas foram usadas para que este decreto entre em vigor? (O fato de o local ser uma área de preservação ambiental.)
  • Entregue a pauta da notícia e proponha que a montem, como se fossem para Noronha fazer a cobertura em quatro grupos distintos:

G1: vai entrevistar turistas, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

G2: vai entrevistar os moradores, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

G3: vai entrevistar os pequenos e os grandes comerciantes, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

G4: vai entrevistar autoridades e biólogos, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

  • Explique que o trabalho será feito em duplas.
  • Instigue-os a recuperar o máximo de informações possível para a produção da notícia.
  • Circule pela sala, auxiliando cada equipe.

Materiais complementares:

Para acessar a videorreportagem da Globonews: http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/t/todos-os-videos/v/fernando-de-noronha-proibe-uso-e-venda-de-plasticos-descartaveis/7231434/ acesso em: 19/12/2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide da pauta e convide uma dupla do G1 a socializar os pontos de vista de seus entrevistados.
  • Vá chamando uma dupla de cada grupo (G2, G3, G4) a fim de que compreendam que a notícia se modifica não apenas com base no ponto de vista de quem escreve mas também de quem é escolhido para opinar sobre o assunto, conferindo maior credibilidade/veracidade ao fato.
  • Questione:
  • Ao ser a favor do decreto, a opinião de quem é a mais importante? Por quê? (Espera-se que digam que é a dos ambientalistas, pois, acima das questões econômicas e sociais, Noronha é um local de preservação ambiental.)
  • Proponha que cada dupla releia sua pauta a fim de ajustar os argumentos de seus entrevistados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários:

Videorreportagem da Globonews em link disponível ou baixada previamente.

Pauta da notícia.

Sala organizada em quatro grandes grupos estes, em duplas.

Informações sobre o gênero:

O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.

Quanto à organização estrutural da notícia destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas, podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).

Dificuldades antecipadas:

Podem sentir dificuldade de pensar em argumentos para os entrevistados mencionados na videorreportagem, transportando para o texto escrito.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

A proposta de produção será organizada da seguinte forma: como a notícia desta aula trata de um tema amplo - ecologia meio ambiente -, os três planos de aula serão organizados com base nesta mesma temática. Entretanto, seguem abaixo outras sugestões de encaminhamento para uso do professor:

  • Pesquisar previamente alguns temas de relevância para a escola e/ou o bairro.
  • Propor que pesquisem fatos científicos a ser textualizados por meio de notícias online.
  • A finalidade será socializá-las no site da escola e/ou numa feira de ciências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Leia com seus alunos a manchete do jornal JOCA sobre a proibição de plásticos em Fernando de Noronha.
  • Faça uma revisão da composição do gênero Notícia online e das condições de produção, questionando:

Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias de hoje? (Esperamos que digam que ela foi veiculada num jornal online, que a temática é sobre o meio ambiente e que ela é importante porque afeta a todos no planeta.)

Qual a diferença entre o jornal impresso e o online? (Esperamos que compreendam que é um suporte mais democrático, que atinge um número muito maior de pessoas, que em muitos casos permite interação, por meio de comentários após a notícia. Este comportamento possibilita a discussão de uma variedade de temas, evidenciando pontos de vista distintos.)

  • Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de causar impacto no leitor? (Esperamos que digam que sim, pois ao usar a expressão “proíbe plástico” podemos inferir que ela pode abarcar muitos produtos largamente comercializados e de primeira necessidade.)
  • Há recursos de multimodais na notícia mostrada no slide? (Esperamos que digam que as imagens ajudam a situar a notícia, assim como a fonte citada no final - um “link” (hipertexto) que remete a outros textos que serviram de fonte para a construção da notícia. Professor, esta possibilidade de hipertexto, esta abertura de janelas múltiplas e de links é o grande diferencial do impresso para o online, fazendo com que o leitor as utilize sempre que necessário durante o processamento do que está lendo).
  • O que não pode faltar em uma notícia online? (Professor, aqui é o início da composição do roteiro a ser construído com eles. Já temos uma ficha de roteiro, mas a ela deve ser acrescentada às colocações de seu grupo classe.)
  • Entregue a pauta da notícia para que leiam e complemente caso seja necessário. A pauta será utilizada na atividade de desenvolvimento.

Materiais complementares:

Fonte: JORNAL JOCA: Acesso em: 16/12/2018.

Para acessar a pauta de pesquisa, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Vamos pensar na seção Meio ambiente de um jornal direcionado a um público leitor na faixa etária entre 20 e 50 anos, classe social média alta, nível de escolaridade universitário. A sala, organizada em duplas, planejará uma notícia online direcionada a este público-alvo. (Professor, a especificidade do público vai influenciar diretamente na linguagem empregada e no tipo de informação e detalhe que captura esse leitor.)
  • Assistam com atenção à reportagem sobre o mesmo assunto veiculada na Globonews. (6’13) e anotem na pauta da notícia as informações mais importantes para que possam produzir sua notícia.
  • Discuta oralmente os fatos principais da notícia:
  • O que aconteceu? Onde? Por quê? Como? Quando? (Onde: Fernando de Noronha/Por quê: comercialização e uso de plástico descartável/
    Quando: a partir de 2019. Relata os tipos de produto que não podem mais ser comercializados nem utilizados, tanto por turistas como por moradores.)
  • A quem esta notícia afeta mais diretamente? (Moradores da ilha em primeiro lugar e o turista. De forma benéfica, o meio ambiente.)
  • Que justificativas foram usadas para que este decreto entre em vigor? (O fato de o local ser uma área de preservação ambiental.)
  • Entregue a pauta da notícia e proponha que a montem, como se fossem para Noronha fazer a cobertura em quatro grupos distintos:

G1: vai entrevistar turistas, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

G2: vai entrevistar os moradores, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

G3: vai entrevistar os pequenos e os grandes comerciantes, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

G4: vai entrevistar autoridades e biólogos, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.

  • Explique que o trabalho será feito em duplas.
  • Instigue-os a recuperar o máximo de informações possível para a produção da notícia.
  • Circule pela sala, auxiliando cada equipe.

Materiais complementares:

Para acessar a videorreportagem da Globonews: http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/t/todos-os-videos/v/fernando-de-noronha-proibe-uso-e-venda-de-plasticos-descartaveis/7231434/ acesso em: 19/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide da pauta e convide uma dupla do G1 a socializar os pontos de vista de seus entrevistados.
  • Vá chamando uma dupla de cada grupo (G2, G3, G4) a fim de que compreendam que a notícia se modifica não apenas com base no ponto de vista de quem escreve mas também de quem é escolhido para opinar sobre o assunto, conferindo maior credibilidade/veracidade ao fato.
  • Questione:
  • Ao ser a favor do decreto, a opinião de quem é a mais importante? Por quê? (Espera-se que digam que é a dos ambientalistas, pois, acima das questões econômicas e sociais, Noronha é um local de preservação ambiental.)
  • Proponha que cada dupla releia sua pauta a fim de ajustar os argumentos de seus entrevistados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano