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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Procurando no dicionário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Procurando no dicionário

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.

Materiais necessários: Adivinhas, quadro, pincel, folhas de papel ofício, dicionários, lápis, borracha, canetinhas coloridas, régua, bola, música.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com a identificação de palavras que apresentam relações irregulares, além da pesquisa destas palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 de novembro de 2018.

Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em 03 de novembro de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula dividindo os alunos em quatro grupos e convide-os para realizarem uma brincadeira chamada "Quem sou eu?".
  • Explique que serão faladas, em voz alta, quatro adivinhas para os grupos. Os alunos deverão descobrir as respostas. Confirme se elas estão corretas. Em seguida, os grupos deverão se reunir entre si, pensar na escrita das palavras relacionadas às adivinhas e um integrante de cada grupo deverá escrever a palavra no quadro.
  • As adivinhas são:
  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras tem som de x e, geralmente, sou encontrado em praças e jardins, jorrando água.

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "chafariz").

  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras tem som de j e sou encontrada na boca.

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "gengiva").

  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras não possui som e, geralmente, conto uma narrativa."

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "história").

  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras tem som de z e represento origem de uma mulher nascida na França.

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "francesa").

  • Corrija as palavras junto com os alunos, perguntando:
  • Essas palavras estão escritas corretamente?

(Espera-se que, caso as hipóteses de escrita das palavras não estejam corretas, que os alunos apontem os erros observados nas palavras).

  • Se houver alguma hipótese de escrita incorreta, peça que eles apontem.

(Provavelmente, os alunos podem apontar erros relacionados à escrita de palavras com "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/).

  • Nestas palavras, há alguma letra com som de outra? Quais?

(Espera-se que respondam que sim, como por exemplo o “s” com som de “z” na palavra francesa etc ).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Mantenha a divisão da turma em quatro grupos e entregue para eles folhas de papel ofício, lápis, borracha, canetinhas coloridas e régua.
  • Explique para eles que será realizada uma exposição de curiosidades, intitulada "Você sabia?" e que você falará, em voz alta, quatro palavras. Cada grupo ficará responsável por uma palavra. Com a ajuda do dicionário, os grupos farão a pesquisa das palavras e seus respectivos significados, utilizando o dicionário. Após as buscas, os alunos deverão escrever, na folha de papel ofício, a hipótese de escrita da palavra, a escrita da palavra observada no dicionário e o seu significado.
  • As palavras são as seguintes:
  • Gengibre, hidrelétrica, chalé, mesada.
  • Ao final, peça que os alunos socializem as suas produções e exponha-as em um local visível na sala de aula.
  • Após as apresentações, faça algumas perguntas para os alunos:
  • Como os grupos realizaram as buscas das palavras no dicionário?

(Espera-se que os alunos respondam que tomaram por base a hipótese de escrita elaborada para cada palavra. Depois, seguiram a ordem alfabética e, não encontrando, por exemplo, a palavra escrita com "j", procuraram, então, a palavra escrita com "g". E assim, sucessivamente, com todas as quatro palavras pesquisadas). Se eles não perceberem que testar possibilidades de escrita é uma boa estratégia para procurar uma palavra, no dicionário, explique para eles. Exemplo: “Se não encontrou a palavra escrita com j, procure a mesma palavra escrita com g.” Além disso, recorde com eles as regras de como utilizar o dicionário.

  • Todas as letras dessas palavras apresentam o mesmo som e a mesma escrita?

(Espera-se que eles respondam que há palavras que apresentam letras que não apresentam o mesmo som e a mesma escrita, destacando, ainda, que há uma cuja letra inicial não possui som).

  • O que vocês observaram quanto às relações entre a escrita das letras e o seu som nas palavras trabalhadas anteriormente? Alguma particularidade?

(Espera-se que eles respondam que, nestas palavras, o "g" tem som de /j/, o "h" apresenta som mudo, o "ch" tem som de /x/ e o "s" apresenta som de /z/).

  • Dentre as palavras, qual foi a mais difícil de encontrar no dicionário? Por quê?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras mais difíceis foram “hidrelétrica” e/ou “gengibre”, por serem palavras vistas/lidas com menor frequência no dia a dia deles, mas as respostas podem variar.)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula reunindo os alunos em uma roda e explique que serão feitas duas rodadas de perguntas e respostas.
  • Segure uma bola e coloque uma música para todos os alunos ouvirem. Passe a bola entre os alunos e, em um determinado momento, pare a música. Faça uma pergunta para o aluno que estiver segurando a bola.
  • As perguntas são:
  • Quais letras trabalhadas, hoje, possuem o som diferente de sua grafia? Vamos dar exemplos de palavras com estas letras?

(Espera-se que os alunos respondam que as letras estudadas que possuem o som diferente de sua grafia aparecem nas seguintes ocorrências ortográficas: "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/. Ainda, deseja-se que os alunos deem exemplos de palavras com as ocorrências anteriores, como, por exemplo, girafa, homem, chaleira e crise).

  • Diante do que estudamos, de que maneira o dicionário pode nos auxiliar no conhecimento da escrita de palavras que apresentam o som diferente de sua escrita?

(Espera-se que os alunos respondam que o dicionário pode ajudar na verificação da hipótese de escrita de uma palavra sempre que tiverem dúvidas).

  • Peça a um aluno para ser o escriba, anotando, no quadro, os exemplos dados pelos alunos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.

Materiais necessários: Adivinhas, quadro, pincel, folhas de papel ofício, dicionários, lápis, borracha, canetinhas coloridas, régua, bola, música.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com a identificação de palavras que apresentam relações irregulares, além da pesquisa destas palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 de novembro de 2018.

Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em 03 de novembro de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula dividindo os alunos em quatro grupos e convide-os para realizarem uma brincadeira chamada "Quem sou eu?".
  • Explique que serão faladas, em voz alta, quatro adivinhas para os grupos. Os alunos deverão descobrir as respostas. Confirme se elas estão corretas. Em seguida, os grupos deverão se reunir entre si, pensar na escrita das palavras relacionadas às adivinhas e um integrante de cada grupo deverá escrever a palavra no quadro.
  • As adivinhas são:
  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras tem som de x e, geralmente, sou encontrado em praças e jardins, jorrando água.

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "chafariz").

  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras tem som de j e sou encontrada na boca.

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "gengiva").

  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras não possui som e, geralmente, conto uma narrativa."

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "história").

  • Tenho três sílabas, uma das minhas letras tem som de z e represento origem de uma mulher nascida na França.

(Espera-se que os alunos respondam a palavra "francesa").

  • Corrija as palavras junto com os alunos, perguntando:
  • Essas palavras estão escritas corretamente?

(Espera-se que, caso as hipóteses de escrita das palavras não estejam corretas, que os alunos apontem os erros observados nas palavras).

  • Se houver alguma hipótese de escrita incorreta, peça que eles apontem.

(Provavelmente, os alunos podem apontar erros relacionados à escrita de palavras com "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/).

  • Nestas palavras, há alguma letra com som de outra? Quais?

(Espera-se que respondam que sim, como por exemplo o “s” com som de “z” na palavra francesa etc ).

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Mantenha a divisão da turma em quatro grupos e entregue para eles folhas de papel ofício, lápis, borracha, canetinhas coloridas e régua.
  • Explique para eles que será realizada uma exposição de curiosidades, intitulada "Você sabia?" e que você falará, em voz alta, quatro palavras. Cada grupo ficará responsável por uma palavra. Com a ajuda do dicionário, os grupos farão a pesquisa das palavras e seus respectivos significados, utilizando o dicionário. Após as buscas, os alunos deverão escrever, na folha de papel ofício, a hipótese de escrita da palavra, a escrita da palavra observada no dicionário e o seu significado.
  • As palavras são as seguintes:
  • Gengibre, hidrelétrica, chalé, mesada.
  • Ao final, peça que os alunos socializem as suas produções e exponha-as em um local visível na sala de aula.
  • Após as apresentações, faça algumas perguntas para os alunos:
  • Como os grupos realizaram as buscas das palavras no dicionário?

(Espera-se que os alunos respondam que tomaram por base a hipótese de escrita elaborada para cada palavra. Depois, seguiram a ordem alfabética e, não encontrando, por exemplo, a palavra escrita com "j", procuraram, então, a palavra escrita com "g". E assim, sucessivamente, com todas as quatro palavras pesquisadas). Se eles não perceberem que testar possibilidades de escrita é uma boa estratégia para procurar uma palavra, no dicionário, explique para eles. Exemplo: “Se não encontrou a palavra escrita com j, procure a mesma palavra escrita com g.” Além disso, recorde com eles as regras de como utilizar o dicionário.

  • Todas as letras dessas palavras apresentam o mesmo som e a mesma escrita?

(Espera-se que eles respondam que há palavras que apresentam letras que não apresentam o mesmo som e a mesma escrita, destacando, ainda, que há uma cuja letra inicial não possui som).

  • O que vocês observaram quanto às relações entre a escrita das letras e o seu som nas palavras trabalhadas anteriormente? Alguma particularidade?

(Espera-se que eles respondam que, nestas palavras, o "g" tem som de /j/, o "h" apresenta som mudo, o "ch" tem som de /x/ e o "s" apresenta som de /z/).

  • Dentre as palavras, qual foi a mais difícil de encontrar no dicionário? Por quê?

(Espera-se que os alunos respondam que as palavras mais difíceis foram “hidrelétrica” e/ou “gengibre”, por serem palavras vistas/lidas com menor frequência no dia a dia deles, mas as respostas podem variar.)

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula reunindo os alunos em uma roda e explique que serão feitas duas rodadas de perguntas e respostas.
  • Segure uma bola e coloque uma música para todos os alunos ouvirem. Passe a bola entre os alunos e, em um determinado momento, pare a música. Faça uma pergunta para o aluno que estiver segurando a bola.
  • As perguntas são:
  • Quais letras trabalhadas, hoje, possuem o som diferente de sua grafia? Vamos dar exemplos de palavras com estas letras?

(Espera-se que os alunos respondam que as letras estudadas que possuem o som diferente de sua grafia aparecem nas seguintes ocorrências ortográficas: "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/. Ainda, deseja-se que os alunos deem exemplos de palavras com as ocorrências anteriores, como, por exemplo, girafa, homem, chaleira e crise).

  • Diante do que estudamos, de que maneira o dicionário pode nos auxiliar no conhecimento da escrita de palavras que apresentam o som diferente de sua escrita?

(Espera-se que os alunos respondam que o dicionário pode ajudar na verificação da hipótese de escrita de uma palavra sempre que tiverem dúvidas).

  • Peça a um aluno para ser o escriba, anotando, no quadro, os exemplos dados pelos alunos.
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