Plano de Aula

Plano de aula: Uso do G ou J

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividades xerocopiadas, quadro, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema G por J por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades e irregularidades trabalhadas quanto à grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca da escrita de algumas palavras em contextos regulares e irregulares para verificarem se as mesmas se escrevem com g ou j. Para isso, poderão fazer uso do dicionário.
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