Plano de Aula
Plano de aula: Com ou sem H?
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com ou sem H?
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é memorizar a grafia do H inicial sem representação de fonema.
Materiais necessários: Dicionários, caderno de anotações, fichário coletivo.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento na escrita de palavras com H inicial sem valor sonoro.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação Básica, 2012.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4ª edição. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos qual letra na língua portuguesa podemos usar no início de palavras sem produzir som. Diga-lhes que podemos ver, mas não ouvir - promova uma espécie de charada, suscitando desafio. Resposta: Espera-se que respondam a letra H.
- Peça que os alunos deem exemplos para comprovar o título da aula.