Texto - A esfinge e o oráculo de Apolo
Texto - A esfinge e o oráculo de Apolo
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.
Materiais necessários: Texto para leitura compartilhada: A Esfinge e o oráculo de Apolo - parte II de Monteiro Lobato, Fichas com adivinhações para os grupos, caderno para registro e dicionário.
Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em relacionar o fonema à ortografia correspondente, comprometendo assim o raciocínio sobre as regularidades e irregularidades sobre a grafia do fonema /ž/ (som Gê).
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Professor, o texto a ser trabalhado nesta aula, além de ter o propósito de provocar um engajamento nos estudantes a quererem participar das adivinhações, deverá ser trabalhado também no momento de descoberta da ortografia proposta.
As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que promovem o pensamento e a diversão. Elas fazem parte da da literatura popular e das brincadeiras folclóricas.
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