Plano de Aula

Plano de aula: Representação do fonema /ž/ (som Gê)

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Texto para leitura compartilhada: A Esfinge e o oráculo de Apolo - parte II de Monteiro Lobato, Fichas com adivinhações para os grupos, caderno para registro e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em relacionar o fonema à ortografia correspondente, comprometendo assim o raciocínio sobre as regularidades e irregularidades sobre a grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, o texto a ser trabalhado nesta aula, além de ter o propósito de provocar um engajamento nos estudantes a quererem participar das adivinhações, deverá ser trabalhado também no momento de descoberta da ortografia proposta.

As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que promovem o pensamento e a diversão. Elas fazem parte da da literatura popular e das brincadeiras folclóricas.