
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.
Materiais necessários: Folhas de papel ofício, lápis, borracha, dicionários, quadro, pincel, palavras com relações irregulares, cartolinas, régua, canetinhas coloridas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades quanto à percepção e à escrita de palavras com relações irregulares e, ainda, com a busca destas palavras no dicionário.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 de novembro de 2018.
Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em: 3 de novembro de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
(Espera-se que os alunos respondam que o som ouvido nas palavras não é o mesmo de sua escrita.)
(Espera-se que eles respondam que o som ouvido na letra "g" é de /j/, na letra "h" é mudo, nas letras "ch" é de /x/ e na letra "s" é de /z/.)
(Deseja-se que os alunos percebam que a escrita das palavras é "viagem", "herança", "chofer" e "escoliose". No entanto, eles poderão apresentar dúvidas quanto às letras "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/.)
(Provavelmente, as hipóteses de escrita das palavras estarão incorretas, especialmente, nas ocorrências ortográficas "g" com som de /j/, "h" com som mudo, "ch" com som de /x/ e "s" com som de /z/, tendo em vista que são palavras com relações irregulares entre fonema-grafema. Espera-se que os alunos percebam os erros que constam nas palavras, apontando as hipóteses de escrita corretas para as palavras.)
(Talvez, uma parte dos alunos responderá que não utilizou o dicionário para conhecer a escrita de alguma palavra que suscitou dúvidas quanto à sua grafia. Os alunos que responderem que já utilizaram, poderão ajudar os que ainda não usaram o dicionário para tal propósito.)
(Deseja-se que os alunos respondam que as palavras no dicionário são pesquisadas, primeiramente,com base na sua hipótese de escrita. Em seguida, segue-se com a busca pela ordem alfabética das letras que compõem as palavras, já que estas são organizadas pela ordem de suas letras.)
(Espera-se que os alunos respondam que não há regras que ajudem a escrever palavras com relações irregulares fonema-grafema, pois são palavras que não apresentam regras ortográficas que preveem a escrita de uma palavra com base em normas que se aplicam em muitos ou em todos os casos. Os alunos podem apontar, ainda, que nestes casos, o dicionário pode ser um bom recurso para a pesquisa de palavras que se encaixam nestes casos.)
(Deseja-se que, neste momento, os alunos procurem as palavras elencadas anteriormente no dicionário, seguindo os conhecimentos prévios levantados nos itens "b" e "c" sobre o uso desse recurso.)
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
(Espera-se que os alunos respondam que as buscas iniciaram-se pela delimitação das hipóteses de escrita das palavras e, em seguida, pela pesquisa destas hipóteses, com base na ordem alfabética que compõe as palavras.)
(É provável que os trios apresentem hipóteses de escrita incorretas para as palavras, especialmente, em relação às ocorrências ortográficas que incluem o "g" com som de /j/, o "h" com som mudo, o "ch" com som de /x/ e o "s" com som de /z/. Os alunos poderão escrever as palavras gilete como "jilete", hélice como "élice", chavão como "xavão", desafio como "dezafio", gibi como "jibi", hábito como "ábito", chaminé como "xaminé" e espécie como "ezpécie".)
(Deseja-se que os alunos, após a pesquisa no dicionário, respondam que as palavras são escritas da seguinte maneira: Gilete, hélice, chavão, desafio, gibi, hábito, chaminé, espécie.)
(Espera-se que os alunos respondam que a grafia das palavras não é a mesma que ouvimos.)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
(Espera-se que os alunos respondam que não há regras para estes casos, pois palavras com relações irregulares entre fonema-grafema não apresentam uma regularidade que ajude a prever as suas normas de escrita.)
(Deseja-se que eles falem que, como não há regras que expliquem a grafia de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, o dicionário pode ajudar na pesquisa e na verificação da escrita destas palavras, a partir do seu princípio de ordem alfabética.)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades e de orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos autonomia na resolução das mesmas;
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e oferecendo informações que contribuam para a autonomia na realização das tarefas. Inicie perguntando se eles já usaram o dicionário e para que usaram. Explicite para os alunos que o dicionário tem várias funções, dentre elas, buscar o significado e consultar a escrita de palavras. Avise que, nesta atividade, eles irão utilizar o dicionário com a finalidade de consultar como se escrevem algumas palavras. Dite para os alunos, através de áudio ou vídeo no WhatsApp, as palavras VIAGEM - HERANÇA - CHOFER - ESCOLIOSE. Solicite que escrevam as palavras no caderno e observem as escritas, através da seguinte questão:
- O som das letras que ouvimos nessas palavras é o mesmo que a escrita?
Proponha aos alunos que consultem a escrita das palavras no dicionário (caso não tenham um dicionário em casa, oriente-os a consultar um dicionário virtual e envie um link para que possam fazê-lo). Explicite como usar o dicionário, tanto no modo impresso quando virtual, para ajudar os alunos na busca. Solicite que corrijam a escrita inicial, caso seja necessário.
Desenvolvimento
Envie a atividade proposta no slide do Desenvolvimento para os alunos, através de e-mail ou WhatsApp, e solicite que copiem no caderno. Em áudio ou vídeo, faça um ditado de palavras com correspondência irregular entre fonema e grafema, como GILETE, HÉLICE - CHAVÃO - DESAFIO - GIBI - HÁBITO - CHAMINÉ - ESPÉCIE, e proponha que os alunos escrevam as palavras ditadas na primeira coluna da tabela da atividade. Oriente que, depois de escrever todas as palavras, pesquisem a escrita delas no dicionário e escrevam na segunda coluna. Diga para que observem a pronúncia e as letras que não correspondem ao som e escrevam na terceira coluna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e faça uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, possibilitando um diálogo sobre a atividade.
Fechamento
Oriente os alunos a registrarem o que aprenderam sobre o uso do dicionário para consultar a escrita de palavras. Envie, pelo WhatsApp ou e-mail, as questões propostas no Fechamento do plano de aula, e proponha que os alunos reflitam sobre as mesmas e façam as anotações no caderno.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que perguntem aos familiares que palavras eles têm dúvida quanto ao modo de escrever. Depois, proponha que pesquisem juntos no dicionário a escrita correta dessas palavras.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rayssa Hitzschky
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Procurando no dicionário
Finalidade da aula: Descobrir a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.
Materiais necessários: Folhas de papel ofício, lápis, borracha, dicionários, quadro, pincel, palavras com relações irregulares, cartolinas, régua, canetinhas coloridas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades quanto à percepção e à escrita de palavras com relações irregulares e, ainda, com a busca destas palavras no dicionário.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 de novembro de 2018.
Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em: 3 de novembro de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: