Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Poema “A chácara de Chico Bolacha” (disponível aqui);
Áudio com a leitura do poema (disponível aqui);
Verbetes para impressão (disponíveis aqui).
- Opcionais: canais para videochamada e aula online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom.
Introdução
Convide a turma, por áudio ou mensagem no WhatsApp ou outro canal de comunicação, a conhecerem mais sobre a autora Cecília Meireles. Diga que ela é autora do poema “A chácara do Chico Bolacha”, que eles vão ler atentando-se para as palavras que têm o som de chê e que se escrevem com Ch ou X. Envie, para começar, a imagem do slide 3 do plano original, que traz uma breve biografia da autora. Depois, envie a imagem do slide 4, que traz a foto de uma chácara e trechos de dois poema misturados. Peça para eles dizerem, também por mensagem, quais trechos acham que faz parte do poema “A chácara de Chico Bolacha”. Deixe que compartilhem suas ideias no grupo de mensagens da turma. Pergunte se sabem o que significam as palavras “Charco” e “Coxo”, e envie os verbetes de dicionário que estão no slide 5. Informe que o dicionário, nas próximas atividades, servirá tanto para conhecer o significado quanto para saber a ortografia correta das palavras. Baseando-se nas orientações do plano original, você pode também informar sobre a origem etimológica das palavras (o que, neste caso, foi determinante para a escolha do uso do ch ou x).
Desenvolvimento
Envie o áudio do poema “A chácara do Chico Bolacha” declamado pelo ator Paulo Autran. Envie a imagem do slide 6, que traz a escrita de algumas palavras do poema. Questione se algo na escrita lhes chama a atenção (espera-se que notem que a autora faz uso excessivo de palavras com sonoridades semelhantes, que têm duas possibilidades de escrita, com Ch ou X). Envie mais uma pergunta: “Como saber a escrita correta de palavras que possuem o mesmo som (no caso, o fonema /š/ - som de Chê)?”. Você pode sugerir que os alunos respondam no caderno e depois lhe enviem fotos, ou que respondam por mensagem, o que tornaria o diálogo mais dinâmico e, se houver um grupo de conversa, coletivo. Outra alternativa é convidar os estudantes para uma videochamada, apresentar sua tela com os slides e ir debatendo ao vivo com a turma. Em todos os casos, fique atento às respostas dadas pelos alunos e vá mediando, corrigindo possíveis equívocos.
Fechamento
Após terem trocado ideias por mensagem ou videochamada, questione o que os alunos descobriram com essa atividade. Complete, se necessário, informando que em muitos casos, como o estudado, será preciso recorrer ao dicionário ou ter familiaridade com a palavra para saber sua escrita correta.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os alunos a acessarem os áudios, vídeos ou textos enviados pela professora, a se conectarem via WhatsApp e através da plataforma escolhida para a aula online (se for o caso).