Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários:
- Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
- Canais para videochamadas - como o Google Meets (veja como usá-lo aqui) ou o Zoom, para o fechamento da proposta.
Opcionais:
- Padlet, para criar um mural e compartilhar as hipóteses das crianças sobre a escrita ortográfica das palavras (saiba como usá-lo aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a imagem que está na Introdução do plano original. Essa imagem contém diferentes possibilidades de grafias para a representação do fonema /s/. Envie com a seguinte pergunta: “o que essas palavras têm em comum?”. Combine um prazo de 1 a 2 dias para que enviem a resposta.
Espera-se que algumas crianças digam que as palavras têm em comum o som de cê ou de ci. Envie uma nova mensagem compartilhando algumas das respostas recebidas e explicando que, mesmo que o som de algumas partes das palavras soem do mesmo jeito, elas podem ter escritas distintas.
Desenvolvimento
Na mesma mensagem, dispare a seguinte proposta: convide os estudantes a entrar no Padlet por meio de um link compartilhável, explique que lá eles encontrarão um mural com imagens e os desafie a escrever ortograficamente o que veem em cada uma delas.
Escolha algumas das imagens que estão disponíveis no Desenvolvimento do plano original e as organize em um mural, de modo que a as crianças possam escrever o que veem logo abaixo. Alternativas ao mural no Padlet são a elaboração de um documento editável e com link compartilhável no Google Drive ou a interação em um grupo de WhatsApp (a professora envia as imagens e os alunos nomeiam de acordo com suas hipóteses).
Avise que, se alguma criança discordar da escrita do colega, ela não deve apagá-la, mas apenas deixar sua escrita em outro comentário. Lembre-se de ativar nos aplicativos a função “permitir comentários”.
Estipule um novo prazo para que essa tarefa se concretize e combine com os estudantes uma videochamada, para que possam conversar sobre a escrita das palavras.
Durante essa videochamada, compartilhe sua tela com a imagem do mural do Padlet, o arquivo do Google Drive ou outro arquivo no qual você tenha compilado as respostas enviadas pelas crianças. Problematize algumas respostas de acordo com as orientações do plano original.
Crie, no mural do Padlet ou em outro arquivo que esteja usando, duas colunas: uma para dúvidas e outra para certezas sobre a escrita dessas palavras do ponto de vista ortográfico. Compartilhe a tela com as duas colunas e preencha com as crianças (não se preocupe em tirar todas as palavras da coluna de dúvidas agora).
Fechamento
Ainda durante a videochamada, peça que cada estudante busque, no dicionário, a escrita correta de uma das palavras sobre a qual tem dúvidas. Vá esvaziando, com a ajuda das crianças, a coluna de dúvidas, explicitando quando a correspondência som-grafia do fonema /s/ estiver em contexto regular ou irregular. Se achar que os estudantes não terão acesso a um dicionário físico em casa, use o dicionário online Michaelis, compartilhando a tela e mostrando a todos como você faz a busca pela palavra. Finalize quando todas as palavras (ou quase todas) estiverem na coluna das certezas. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a acessar os áudios, vídeos ou textos enviados pela professora e a se conectar via WhatsApp ou por meio da plataforma escolhida para o mural e a videochamada.