Banco de imagens
Banco de imagens para ampliar o repertório vocabular
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /s/ (som cê)
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto
de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite divididas ao meio, dicionários, canetinhas, cartolinas, duas caixas, retroprojetor e banco de imagens com sugestões de imagens para apresentar aos alunos e solicitar escrita.
Dificuldades antecipadas: Perceberem com autonomia as regularidades e as irregularidades na escrita das palavras que apresentam o fonema/s/; Não conseguirem encontrar palavras em seu repertório vocabular que apresentem o fonema /s/; Buscar as palavras no dicionário.
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, a brincadeira “Fui à Lua e levei...”, pergunte se já conhecem essa brincadeira e diga que aqui ela terá um foco diferenciado na observação ortográfica de palavras escritas com o fonema /s/ (Som Cê). Não há necessidade de mostrar este slide.
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Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).