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Plano de aula: Som do Zê na escrita de palavras

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, fita crepe, retroprojetor e banco de palavras para jogar.

Dificuldades antecipadas: Compreender as regularidades e irregularidades na escrita das palavras que apresentam o fonema /z/; Desconhecerem o significado de algumas das palavras utilizadas na brincadeira; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em: 25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, a brincadeira “Quem sou eu?”, pergunte se já conhecem essa brincadeira e diga que aqui ela terá um foco diferenciado na observação ortográfica de palavras escritas com o fonema /z/ (Som Zê). Não há necessidade de mostrar esse slide.

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