Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Comece falando algumas palavras com o fonema /z/, como, por exemplo, ZUMBI, TESOURA, ÊXODO, entre outras, e convide os alunos a refletirem sobre o som do Z. Peça que reflitam sobre a seguinte questão: será que todas essas palavras são escritas com Z? Vocês conhecem palavras que têm o som de Z, mas não são escritas com Z? Diga que você fará um ditado de palavras e que os alunos deverão escrever cada palavra no caderno. Inicie o ditado utilizando as palavras propostas no slide da introdução do plano original, orientando os alunos a escreverem logo após ouvirem a palavra.
Desenvolvimento
Nas orientações, proponha aos alunos que consultem um dicionário para verificar se escreveram corretamente todas as palavras, fazendo a correção daquelas que estiverem com a escrita errada (envie aos alunos o link de um dicionário virtual, para o caso de não terem um dicionário físico em casa). Solicite que organizem as palavras na tabela abaixo:

Oriente que analisem as palavras da tabela e reflitam sobre a seguinte questão:
- Por que todas as palavras têm som de Z, mas algumas são escritas com S ou com X?
Envie o documento com regularidades do uso do fonema /z/, disponível no desenvolvimento do plano original, e proponha aos alunos que o leiam, ou então, utilizando uma ferramenta de gravador de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), mostre as regularidades explicando cada uma delas. Diga aos alunos que algumas palavras não se enquadram em nenhuma regularidade, sendo necessário consultar um dicionário para observar a regularidade. Outra possibilidade é realizar uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilitar um diálogo sobre as regularidades.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca do uso do fonema /z/, utilizando a atividade e as orientações do fechamento do plano original. Solicite que analisem as palavras, descubram aquelas que estão com a escrita errada e escrevam-nas da forma correta. Oriente-os a usarem um dicionário, caso seja necessário.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para analisarem as palavras e descobrirem os erros, consultando o dicionário.