Plano de Aula

Plano de aula: Loteria do fonema /z/

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, folha de atividade, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Loteria do fonema /z/”. Não há necessidade de mostrar esse slide.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS