Plano de Aula

Plano de aula: Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas "L" e "U" para representação do fonema \w\ em casos regulares e recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Texto “O Girassol”, de Vinícius de Moraes, tabela de palavras e plurais, caderno, lápis, dicionário.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas "L" e "U" no final de sílaba e não conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Título da aula
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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

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