Placas de resposta para imprimir
Placas de resposta para imprimir
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Por: Tiago Elias Batista
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas
Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,
Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que, nesta aula, será realizado um jogo como forma de revisão sobre o assunto.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar e imprimir as placas. Você pode imprimir em um papel com gramatura maior como papel cartão, papel vergê ou até mesmo uma cartolina, para que haja melhor sustentação ao levantarem a placa. Também é possível recortar os desenhos das mãos e colar em um palito de sorvete por exemplo. Clique aqui para acessar a folha de resposta. Nela os alunos devem colocar seus nomes e responder conforme as instruções do jogo. Clique aqui para acessar a resolução da folha de respostas.
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar as palavras, dicas e respostas do jogo, caso necessite.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). Diga aos alunos que eles irão brincar com um jogo de perguntas e respostas sobre o uso de U ou L no final das sílabas. Mostre o jogo e explique como funciona, utilizando uma questão como exemplo. Relembre as descobertas das aulas anteriores e oriente os alunos a retomarem as anotações caso sintam dificuldades.
Desenvolvimento
Disponibilize o jogo de perguntas e respostas enviando o link disponível aqui aos alunos. Proponha que iniciem o jogo e, a cada rodada, copiem no caderno a escrita correta de cada palavra. Explicite que o jogo irá apontar qual a resposta correta com a marcação na cor verde. Oriente os alunos a organizarem as palavras no quadro abaixo:
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno as palavras que acertaram e as que erraram:
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem com o jogo do U ou L nas palavras. Esse pode ser um momento de diversão e aprendizagem em família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisão sobre a representação do fonema \w\ em final de sílaba: Jogo L ou U
Finalidade da aula: Revisar procedimentos adequados para o emprego de <L> ou <U> em final de sílaba em casos regulares, recorrendo ao dicionário para casos irregulares.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP01, EF35LP12
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas <L> e <U> para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.
Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,
Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do <L> ou do <U> em final de sílaba.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: