Placas de resposta para imprimir
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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Por: Tiago Elias Batista
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas "L" e "U" para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.
Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,
Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do "L" ou do "U" em final de sílaba.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que, nesta aula, será realizado um jogo como forma de revisão sobre o assunto.
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