Plano de aula: Exercícios sobre a representação do fonema \w\ em final de sílaba por L ou U

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas "L" e "U" para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Fichas de exercícios e folhas de tarefas, anotações do caderno, dicionários, lápis de cor, canetinhas.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos não conheçam ou não saibam manejar um dicionário e não conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando que esta será uma aula para a realização de exercícios. Divida a turma em grupos de, no máximo seis alunos, de modo que o número de grupos formados seja múltiplo de 2 (2, 4 ou 8 grupos, isso é importante porque nesta aula será utilizado um modelo semelhante ao de rotação por estação). Solicite que os alunos juntem as carteiras, de modo que se um forme uma “mesa” maior de formato retangular, para que eles fiquem em volta e possam discutir entre si. Peça aos alunos que deixem apenas o caderno e o estojo com lápis em cima da carteira e guardem os demais materiais na mochila ou embaixo da carteira.