Plano de Aula

Plano de aula: G ou J

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Atividades para registro no caderno e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes precisarão produzir adivinhas a partir da escrita e significado das palavras.
Poderão sentir dificuldade no manuseio do dicionário.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os aprendizes em duplas e converse que nesta aula eles usarão a ortografia do G e o J como objeto de conhecimento, utilizando durante toda a atividade o dicionário como obra de referência.

Materiais complementares: Lista de palavras, caderno para registro.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados