Atividade para impressão - Eu sei, preciso procurar - LPO3_14ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário e ortografia
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Orientações:
- Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.
Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.
Referências sobre o assunto:
AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018
QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos como brincar de “Eu sei - Eu preciso procurar”:
- Distribua folhas copiadas de material impresso aos alunos. Link para impressão: clique aqui.
- Informe que irá ditar algumas palavras que deverão ser escritas em uma das duas colunas “eu sei” ou “tenho que procurar” da seguinte maneira: Quando tiver certeza da ortografia da palavra escreva na tabela “EU SEI” quando não tiver certeza escreva na tabela “PRECISO PROCURAR”.
- Dite 4 palavras com X e 4 palavras com CH.
- Exemplo de palavras que podem ser ditadas: Com X - caxumba, enxame, lagartixa, xícara, xampu, ameixa, xale, xarope, xadrez, caixa, baixo, xingar, peixe, graxa, enxugar, lixo, mexer, bruxa, abacaxi, queixo, enxada, queixa. Com CH - chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuva, chuchu, chulé, recheio, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta.
- Após o ditado pergunte aos alunos: “Sabe aquelas palavras que vocês escreveram na coluna “PRECISO PROCURAR”? Afinal, onde vamos procurá-las? A expectativa é que os alunos respondam que é no dicionário.
- Questione:
- Vocês já conheciam o dicionário? Alguns alunos podem responder que sim e outros que não.
- Já utilizaram um dicionário antes? Alguns dirão que sim e outros que não.
- Como encontramos uma palavra no dicionário? A expectativa é que os alunos digam que devemos procurar por ordem alfabética.
- Distribua os dicionários físicos e proponha a busca coletiva da palavra chocolate .
- Questione:
- Chocolate é com X ou CH? Alguns alunos responderão que é com CH e outros com X.
- Como devemos fazer a busca no dicionário? Espera-se que os alunos respondam que é por ordem alfabética.
- Vamos procurar a palavra chocolate abrindo o dicionário na letra X? Os alunos deverão observar que há várias palavras com a letra X.
- E agora como vamos procurar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos olhar na 2ª letra.
- E se a segunda letra também for igual? Os alunos responderão que olharemos na 3ª , na 4ª letra, e assim por diante.
- Realize o mesmo procedimento para a busca com a letra C.
- Agora peça aos alunos que busquem no dicionário as palavras que eles ficaram em dúvida e façam nas linhas abaixo da tabela na cópia das folhas impressas. Questione:
- Quais palavras vocês erraram? Deixe os alunos dizerem quais palavras erraram.
- Qual o motivo do erro? Espere que os alunos pontuem que o ch e o x tem o mesmo som.
- E como podemos fazer para não errar na escrita destas palavras? A expectativa é que os alunos respondam que quando temos dúvidas para escrever de acordo com as normas ortográficas devemos usar o dicionário.
Materiais complementares: projetor de slides e folhas em branco ou caderno.
Referências:
QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario . Acesso em: 31 de outubro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente à turma um dicionário on-line, abra o link: http://www.aulete.com.br/verbete (Acesso em 25 de novembro de 2018) e procure as palavras do item 11.
- Questione:
- Qual a diferença de procurar no dicionário físico e no dicionário on-line? A expectativa é que os alunos digam que no dicionário on-line basta digitar a palavra da forma como acha que se escreve que o próprio dicionário informa a ortografia correta e que no dicionário físico é necessário seguir a ordem alfabética para encontrar a palavra.
- Explique as regras do jogo das cartas ortográficas:
- Os alunos deverão formar duplas e um será responsável por escrever a palavra no quadro.
- As palavras das cartas ortográficas estarão com lacunas para que o aluno formule a hipótese: é com CH ou X, e escreva a palavra completa no quadro.
- O outro aluno ficará encarregado de procurar no dicionário a palavra e conferir a ortografia.
- Após a conferência da ortografia se a dupla constatar erro poderá corrigir e continuar o jogo e se estiver correto poderá igualmente continuar o jogo retirando uma nova carta ortográfica.
- O jogo será ganho com quem escrever o maior número de palavras corretas no quadro.
- Sugestão de palavras: chave, chuveiro, chocolate, chaveiro, chuchu, recheio, chuva, chuva, chulé, bochecha, achar, bolacha, fechar, tocha, cheiro, chinês, mochila, bicho, cochilo, choque, cachimbo, fechado, chapéu, chute, chupeta, xícara, ameixa, xampu, xale, xarope, caixa, xadrez, baixo, peixe, graxa, enxugar, lixo, xingar, mexer, bruxa, abacaxi, caxumba, enxame, queixo, lagartixa, enxada, deixa. Link para a impressão: clique aqui.
Materiais complementares: projetor de slides, dicionários e cartas ortográficas.
Dificuldades antecipadas: Deixe que o aluno com dificuldades ortográficas procure no dicionário, para que perceba que quando tiver dúvidas sobre a ortografia na qual não há regras para a escrita ele deve recorrer ao dicionário.
Referências:
AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Questione os alunos:
- Porque confundimos CH e X no momento da escrita? Espere que os alunos respondam que é porque estas letras têm o mesmo som.
- Há alguma regra que estabeleça como devemos escrever tais palavras? Os alunos dirão que não há nenhuma regra que ajude a descobrir se a palavra é com CH ou X.
- Se não há regras e as letras têm o mesmo som, como podemos saber qual a letra que devemos usar? A expectativa é que os alunos respondam que devemos utilizar o dicionário para procurar todas as palavras que temos dúvidas na ortografia.
- E como procurar no dicionário físico? Espere que os alunos respondam que procuramos pela letra inicial, depois pela 2ª letra, 3ª letra, 4ª letra e assim por diante, seguindo a ordem alfabética.
- Registre as descobertas coletivamente.
- Projete o slide ou escreva no quadro. Link para impressão: clique aqui.
Materiais complementares: cópias de folhas impressas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material complementar:
Tabela de introdução, disponível aqui;
Dicionário disponível aqui.
- Opcional: Loom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Desafie os alunos a participarem de uma atividade de ditado. Oriente-os sobre a atividade por áudio, pelo WhatsApp, seguindo a orientação do plano. Pelo mesmo canal, você pode mandar áudios ou um vídeo seu ditando as palavras com intervalos, para que eles possam escrevê-las. Eles deverão preencher a tabela que deverá ser impressa ou copiada no caderno. Disponibilize a tabela antes, por e-mail ou WhatsApp. Assim que terminarem, peça para enviarem fotos do caderno. Em seguida, compartilhe, ainda pelo mesmo canal, as perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Desenvolvimento
Compartilhe o documento com as cartas do jogo por e-mail ou WhatsApp. Ele poderá ser impresso ou confeccionado pelo próprio aluno. Mande um áudio com a explicação da brincadeira ou, se preferir, grave um vídeo pelo Loom com a explicação e uma exemplificação de como jogar. Os alunos poderão jogar com algum familiar ou fazer uma chamada no WhatsApp com outros colegas. Peça que enviem fotos da tabela final do jogo por e-mail ou WhatsApp. Outra opção é criar um documento compartilhado no Google, com espaços específicos para cada dupla de alunos. Você deverá marcar um dia e horário para realizarem a atividade. No momento da atividade, você poderá acompanhá-la através do documento compartilhado; assim que os alunos preencherem a tabela, você conseguirá visualizar o progresso de cada dupla. Estipule um tempo, se achar conveniente. O grupo que conseguir escrever mais palavras corretas no seu espaço será o vencedor.
Fechamento
Envie as perguntas pelo WhatsApp e prepare um documento compartilhado no Google para que os alunos possam registrar suas descobertas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do jogo proposto na atividade. Para isso, envie orientações de como jogar e confeccionar o material. Sugira que os alunos enviem fotos pelo WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Dicionário e ortografia
Finalidade da aula: Levantar hipóteses sobre irregularidades ortográficas, conhecer o dicionário aprendendo a busca de palavras
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Orientações:
- Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.
Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.
Referências sobre o assunto:
AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018
QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.