Atividade para impressão - Eu sei, preciso procurar - LPO3_14ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Dicionário e ortografia
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente nos casos em que diversos grafemas concorrem para representar um mesmo fonema.
Orientações:
- Confeccione as cartas ortográficas antes da aula, com base de cartolina.
Materiais necessários: cartolina, cópias de folhas impressas, dicionários e projetor de slides.
Referências sobre o assunto:
AULETE, Francisco Júlio de Caldas. Aulete digital: O dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 03 de novembro de 2018.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/guia-de-mediacao-de-leitura-acessivel-e-inclusiva/arquivos/DicionariosSaladeAula.pdf. Acesso em: 02 de dezembro de 2018
QUEEN. Mariana; SCACHETT, Ana Lígia. Os contatos iniciais com o amigo dicionário. In: Revista Nova Escola. Publicada em: 01 de março de 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2008/os-contatos-iniciais-com-o-amigo-dicionario. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: 01 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA