Plano de Aula

Plano de aula: Cruzando palavras com fonema /z/

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, tabuleiro do jogo, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Cruzando palavras”, explique que é uma adaptação das tradicionais Cruzadinhas. Não há necessidade de mostrar esse slide.