Plano de Aula

Plano de aula: Cruzando palavras com fonema /z/

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /z/ (som Zê)

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, tabuleiro do jogo, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Cruzando palavras”, explique que é uma adaptação das tradicionais Cruzadinhas. Não há necessidade de mostrar esse slide.