13366
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Brincando de representar campanha educativa

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 24/11/2018
Código: LPO1_05SQA02

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre compreender a mensagem do slogan utilizando o do próprio corpo

 

Sobre este plano select-down

Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas etc).

Link para acesso ao vídeo:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso aos cartazes para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf

Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In:Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011

BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o slogan chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento (https://www.significados.com.br/slogan/).

Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer. (O slogan publicitário: algumas estratégias argumentativas - Edson Santos Silva/Wilma Rigolon - )

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido a partir da apresentação dos cartazes sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”. Fale para a turma que a proposta da aula será a utilização do nosso próprio corpo, especificamente as mãos, para reproduzir
as ilustrações dos bichos mostrados na campanha, ou seja, faremos uma brincadeira de “ teatro de sombras”.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1 - Organize seus alunos em roda e apresente os cartazes da campanha, que podem ser impressos.

2 - Explique às crianças que, às vezes, além da propaganda da televisão, são produzidos cartazes para exibir em lugares que as pessoas possam ver. Assim quem não viu a propaganda na TV também pode ser informado sobre o assunto.

Após mostrar os cartazes que foram produzidos para esta campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, converse com elas retomando o assunto tratado no vídeo. Pergunte às crianças – VOCÊS SE LEMBRAM DE TER VISTO ESSE BICHO NO VÍDEO?

Caso seja necessário, exiba-o novamente.

3 - Leia para as crianças o slogan apontando as palavras “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”.

4 - Convide as crianças a localizar onde está escrito “BICHOS”, depois onde está escrito “MÃOS”; onde está escrito “AFASTE” e “LAVE”.

5 - Pergunte: POR QUE SERÁ QUE ESCOLHERAM ESTA FRASE – AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. – PARA O CARTAZ?

6 - Em seguida, leia para as crianças o texto da linha fina que amplia o slogan “COM ÁGUA E SABÃO VOCÊ PROTEGE A SUA SAÚDE”.

7 - Pergunte:

Por que lavar as mãos protege a saúde?

Introdução select-down

Orientações: Continuação do slide anterior.

Introdução select-down

Orientações: Continuação do slide anterior.

Introdução select-down

Orientações: Continuação do slide anterior.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Proponha para os alunos uma dramatização do que foi apresentado no vídeo ou cartaz. Diga que só poderão utilizar o próprio corpo de maneira que consigam demonstrar a intenção que existe por trás desta campanha.

2- Faça intervenções com questionamentos sobre o que foi utilizado para formar os bichos. Quem fez os cartazes e os vídeos utilizou que recursos para representá-los e por quê?

3- Estimule os alunos a compreender que utilizaram as mãos para representar os bichos da campanha, uma vez que é justamente por elas que podemos nos contaminar com o vírus da gripe.

4- Depois de explorarem os cartazes, levantando hipóteses sobre eles e realizando a leitura dos textos - slogans - apresente os materiais que serão utilizados para a brincadeira de sombras, que seriam luzes provenientes de abajur, lâmpadas e/ou o próprio data show. Converse como poderão fazer um teatro de sombras representando esta campanha.

5- Num primeiro momento, deixe livre a brincadeira para explorarem as sombras feitas com as próprias mãos.

6 - Em seguida, peça para todos os alunos que se organizem novamente em roda e solicite que alguma criança apresente o slogan da campanha no teatrinho de sombras. Chame a atenção neste momento para a composição/estrutura do gênero da campanha: só a imagem seria suficiente para tratar o assunto, o que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha?

(relacionar a imagem com o texto escrito - slogan).

Materiais complementares:

Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a.

Acesse também o link para a impressão dos cartazes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf

Fechamento select-down

1- Tempo sugerido: 8 minutos.

2 - Orientações:

1- Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado nos cartazes e sobre como pode ser feito um texto como este para uma campanha qualquer.

2- Lance a pergunta para a turma refletir: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nesta compreensão?

3- Neste momento chame a atenção para a frase SLOGAN da campanha, ressaltando a sua importância, em como ela complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.

4- Após a discussão, anote no quadro o que as crianças concluírem levando-as a perceber a estrutura textual deste gênero.

5 - Releia o slogan com a turma e estimule-os a memorizá-la:

AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS.

6 - Informe que frases como esta – bem curtas e fáceis de lembrar – chamam SLOGAN.

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas etc).

Link para acesso ao vídeo:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso aos cartazes para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf

Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In:Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011

BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o slogan chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento (https://www.significados.com.br/slogan/).

Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer. (O slogan publicitário: algumas estratégias argumentativas - Edson Santos Silva/Wilma Rigolon - )

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido a partir da apresentação dos cartazes sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”. Fale para a turma que a proposta da aula será a utilização do nosso próprio corpo, especificamente as mãos, para reproduzir
as ilustrações dos bichos mostrados na campanha, ou seja, faremos uma brincadeira de “ teatro de sombras”.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1 - Organize seus alunos em roda e apresente os cartazes da campanha, que podem ser impressos.

2 - Explique às crianças que, às vezes, além da propaganda da televisão, são produzidos cartazes para exibir em lugares que as pessoas possam ver. Assim quem não viu a propaganda na TV também pode ser informado sobre o assunto.

Após mostrar os cartazes que foram produzidos para esta campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, converse com elas retomando o assunto tratado no vídeo. Pergunte às crianças – VOCÊS SE LEMBRAM DE TER VISTO ESSE BICHO NO VÍDEO?

Caso seja necessário, exiba-o novamente.

3 - Leia para as crianças o slogan apontando as palavras “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”.

4 - Convide as crianças a localizar onde está escrito “BICHOS”, depois onde está escrito “MÃOS”; onde está escrito “AFASTE” e “LAVE”.

5 - Pergunte: POR QUE SERÁ QUE ESCOLHERAM ESTA FRASE – AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. – PARA O CARTAZ?

6 - Em seguida, leia para as crianças o texto da linha fina que amplia o slogan “COM ÁGUA E SABÃO VOCÊ PROTEGE A SUA SAÚDE”.

7 - Pergunte:

Por que lavar as mãos protege a saúde?

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Proponha para os alunos uma dramatização do que foi apresentado no vídeo ou cartaz. Diga que só poderão utilizar o próprio corpo de maneira que consigam demonstrar a intenção que existe por trás desta campanha.

2- Faça intervenções com questionamentos sobre o que foi utilizado para formar os bichos. Quem fez os cartazes e os vídeos utilizou que recursos para representá-los e por quê?

3- Estimule os alunos a compreender que utilizaram as mãos para representar os bichos da campanha, uma vez que é justamente por elas que podemos nos contaminar com o vírus da gripe.

4- Depois de explorarem os cartazes, levantando hipóteses sobre eles e realizando a leitura dos textos - slogans - apresente os materiais que serão utilizados para a brincadeira de sombras, que seriam luzes provenientes de abajur, lâmpadas e/ou o próprio data show. Converse como poderão fazer um teatro de sombras representando esta campanha.

5- Num primeiro momento, deixe livre a brincadeira para explorarem as sombras feitas com as próprias mãos.

6 - Em seguida, peça para todos os alunos que se organizem novamente em roda e solicite que alguma criança apresente o slogan da campanha no teatrinho de sombras. Chame a atenção neste momento para a composição/estrutura do gênero da campanha: só a imagem seria suficiente para tratar o assunto, o que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha?

(relacionar a imagem com o texto escrito - slogan).

Materiais complementares:

Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a.

Acesse também o link para a impressão dos cartazes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf

1- Tempo sugerido: 8 minutos.

2 - Orientações:

1- Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado nos cartazes e sobre como pode ser feito um texto como este para uma campanha qualquer.

2- Lance a pergunta para a turma refletir: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nesta compreensão?

3- Neste momento chame a atenção para a frase SLOGAN da campanha, ressaltando a sua importância, em como ela complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.

4- Após a discussão, anote no quadro o que as crianças concluírem levando-as a perceber a estrutura textual deste gênero.

5 - Releia o slogan com a turma e estimule-os a memorizá-la:

AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS.

6 - Informe que frases como esta – bem curtas e fáceis de lembrar – chamam SLOGAN.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Brincando de representar campanha educativa

Finalidade da aula: Estimular  os alunos a compreender a mensagem do slogan utilizando o do próprio corpo. Eles tentarão produzir as ilustrações de bichos da campanha, com intuito de ajudar na compreensão e na interação com
o texto (brincadeiras de sombras com as mãos).

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Slogans

Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC :EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF12LP09

Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários:  Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas  etc).

Link para acesso ao vídeo:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso aos cartazes para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf



Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem  com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes