12110
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03CI04 da BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre o estudo das características e desenvolvimento dos animais. Alguns dias antes da aula, você deve solicitar aos alunos que pesquisem junto aos pais/responsáveis nomes de animais que existem na região onde moram e tragam para a sala no dia da aula. Essa atividade pode ser enviada como lição de casa, com a orientação: “Faça uma lista de animais nativos da região em que vivemos.” Também é necessário que você conheça, previamente, quais animais são mais comuns na região em que vive, e algumas características adaptativas para mediar a discussão, caso apareça algum questionamento a respeito. O professor deverá solicitar que os alunos tragam a atividade no dia da aula.

Materiais necessários para a aula: Entrevistas feitas aos pais/responsáveis sobre quais animais existem na região, sulfite, cartolina, fita adesiva.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos, acrescentando que, com esta aula, eles irão identificar os animais que existem na região em que moram. Diga-lhes que para isso eles deverão apresentar aos colegas as pesquisas que fizeram em casa e, junto com a turma, farão uma lista com os principais animais presentes na região onde moram.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre alguns animais da fauna brasileira:

  • Vocês já viram algum pinguim vivendo naturalmente na região em que você mora? (E elefante? E girafa? E leão? E baleia? Urso Polar?.....)
  • Por que será que esses animais não vivem aqui?
  • Será que esses animais conseguiriam viver naturalmente aqui na nossa região? Por quê?

Os animais usados neste questionamento podem ser substituídos por outros para atender as especificidades locais. Leia o texto do slide para os alunos e comente que a atividade de hoje vai levá-los a conhecer alguns animais que vivem na região onde moram. É possível que neste momento os alunos usem características adaptativas para justificar a ocorrência ou não de algumas espécies na região onde moram. É importante que percebam a existência desse mecanismo para que a sobrevivência de algumas espécies ocorram mas não seja o foco da aula que é apenas caracterizar a fauna local. Esse assunto poderá ser abordado em outras aulas complementares a essa.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a primeira questão disparadora para os alunos, deixando que eles, livremente e sem olhar as listas que trouxeram de casa, citem aleatoriamente alguns animais. Em seguida, leia a segunda pergunta deixando a turma se manifestar sobre o tema, levantando hipóteses sobre a sobrevivência dos animais em ambientes diferentes. Registre as hipóteses no quadro para que comparem ao final da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para se dividirem em grupos, e explique a atividade utilizando o slide. Forneça papel sulfite e lápis para que escrevam a lista do grupo. Oriente-os a organizarem as falas nos grupos. Lembre-se que em grupos eles conhecerão a lista de animais que cada um pesquisou junto aos familiares. Com a leitura a proposta, estabeleçam um debate sobre cada um dos animais citados, verificando se, de acordo com suas características, pertencem ou não à fauna da região. A partir dessas discussões, eles devem construir uma lista única para todo o grupo.

Acompanhe as discussões de perto, intervindo quando necessário e estimulando as reflexões. Pode ser que alguns alunos ou grupos não conheçam ou não se lembrem das características da região e deixem de considerá-las na hora de avaliar se é possível que o animal sobreviva na região. Nesse momento, é importante que você faça perguntas para estimulá-los a refletir sobre isso. Exemplo: “Este animal gosta mais de viver na água ou na terra? Na nossa região existem muitos lagos/lagoas/rios? Se não existem lugares com água, como ele faria para sobreviver aqui?”

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça a cada grupo que eleja um orador, que deve ler, na sua vez, a lista que seu grupo construiu. A cada nome lido, a turma deve opinar se o animal pertence ou não à região local. Na medida em que a classe opinar, você deve alimentar as discussões com perguntas sobre as características climáticas, biológicas e físicas locais e dos animais que favorecem ou não a ocorrência daquele ser vivo na região. Por exemplo, se um aluno citar o pinguim porque o viu no zoológico da cidade: ““Mas por que o pinguim não vive aqui em nossa região? Ah, porque ele gosta mais de viver na água. Mas aqui existem muitos lugares com água (lagos, rios, lagoas, praias)? E se a gente trouxesse um pinguim para viver solto na nossa região, o que poderia acontecer com ele? E como ele consegue viver no zoológico?”

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após conhecer os animais que os grupos elegeram para a região em que vivem, construa, junto com a turma, uma lista única de animais da fauna local. Essa lista pode ser registrada no quadro e, em seguida, transferida para o caderno dos alunos. Elaborada a lista, proponha à turma construir um texto coletivo que sintetize todo o aprendizado da aula. Esta atividade tem como propósito permitir que os alunos organizem em sua estrutura cognitiva aquilo que aprenderam. Seja o escriba da turma e registre as informações no quadro. O texto deve conter os consensos do grupo sobre o tema. Exemplo de texto: “Os animais precisam estar adaptados ao ambiente para poder conseguir sobreviver. As adaptações podem ser em relação à composição do corpo, alimento disponível, temperatura, presença de água ou terra ou ainda ao seu comportamento. Os animais da nossa região são adaptados ao calor e à seca. O corpo deles possui uma proteção ao sol forte que garante sua sobrevivência confortável com relação às temperaturas mais altas. Alguns deles também resistem a períodos prolongados sem água.”

É importante que você deixe os alunos criarem o texto à maneira deles, explicitando aquilo que eles aprenderam sobre o tema proposto. Essas características mencionadas no “exemplo” variam de região para região, portanto, crie com seus alunos a síntese das informações discutidas ao longo aula. Caso sinta necessidade, você poderá em aulas futuras estabelecer algum comparativo com outras regiões do Brasil. Seguir o mesmo procedimento desta aula ampliando as pesquisas e construindo com eles um mapa onde consigam colar com figuras móveis a fauna local.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia o texto que sistematiza o que foi aprendido na aula. Retome as questões disparadoras e as hipóteses levantadas pelos alunos e faça comparações entre o que eles sabiam no início da aula e o que sabem ao final. É esperado que os alunos conheçam os animais nativos da fauna local e tenham a ideia de adaptação introduzida ao seu repertório.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03CI04 da BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre o estudo das características e desenvolvimento dos animais. Alguns dias antes da aula, você deve solicitar aos alunos que pesquisem junto aos pais/responsáveis nomes de animais que existem na região onde moram e tragam para a sala no dia da aula. Essa atividade pode ser enviada como lição de casa, com a orientação: “Faça uma lista de animais nativos da região em que vivemos.” Também é necessário que você conheça, previamente, quais animais são mais comuns na região em que vive, e algumas características adaptativas para mediar a discussão, caso apareça algum questionamento a respeito. O professor deverá solicitar que os alunos tragam a atividade no dia da aula.

Materiais necessários para a aula: Entrevistas feitas aos pais/responsáveis sobre quais animais existem na região, sulfite, cartolina, fita adesiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos, acrescentando que, com esta aula, eles irão identificar os animais que existem na região em que moram. Diga-lhes que para isso eles deverão apresentar aos colegas as pesquisas que fizeram em casa e, junto com a turma, farão uma lista com os principais animais presentes na região onde moram.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre alguns animais da fauna brasileira:

  • Vocês já viram algum pinguim vivendo naturalmente na região em que você mora? (E elefante? E girafa? E leão? E baleia? Urso Polar?.....)
  • Por que será que esses animais não vivem aqui?
  • Será que esses animais conseguiriam viver naturalmente aqui na nossa região? Por quê?

Os animais usados neste questionamento podem ser substituídos por outros para atender as especificidades locais. Leia o texto do slide para os alunos e comente que a atividade de hoje vai levá-los a conhecer alguns animais que vivem na região onde moram. É possível que neste momento os alunos usem características adaptativas para justificar a ocorrência ou não de algumas espécies na região onde moram. É importante que percebam a existência desse mecanismo para que a sobrevivência de algumas espécies ocorram mas não seja o foco da aula que é apenas caracterizar a fauna local. Esse assunto poderá ser abordado em outras aulas complementares a essa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a primeira questão disparadora para os alunos, deixando que eles, livremente e sem olhar as listas que trouxeram de casa, citem aleatoriamente alguns animais. Em seguida, leia a segunda pergunta deixando a turma se manifestar sobre o tema, levantando hipóteses sobre a sobrevivência dos animais em ambientes diferentes. Registre as hipóteses no quadro para que comparem ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos para se dividirem em grupos, e explique a atividade utilizando o slide. Forneça papel sulfite e lápis para que escrevam a lista do grupo. Oriente-os a organizarem as falas nos grupos. Lembre-se que em grupos eles conhecerão a lista de animais que cada um pesquisou junto aos familiares. Com a leitura a proposta, estabeleçam um debate sobre cada um dos animais citados, verificando se, de acordo com suas características, pertencem ou não à fauna da região. A partir dessas discussões, eles devem construir uma lista única para todo o grupo.

Acompanhe as discussões de perto, intervindo quando necessário e estimulando as reflexões. Pode ser que alguns alunos ou grupos não conheçam ou não se lembrem das características da região e deixem de considerá-las na hora de avaliar se é possível que o animal sobreviva na região. Nesse momento, é importante que você faça perguntas para estimulá-los a refletir sobre isso. Exemplo: “Este animal gosta mais de viver na água ou na terra? Na nossa região existem muitos lagos/lagoas/rios? Se não existem lugares com água, como ele faria para sobreviver aqui?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça a cada grupo que eleja um orador, que deve ler, na sua vez, a lista que seu grupo construiu. A cada nome lido, a turma deve opinar se o animal pertence ou não à região local. Na medida em que a classe opinar, você deve alimentar as discussões com perguntas sobre as características climáticas, biológicas e físicas locais e dos animais que favorecem ou não a ocorrência daquele ser vivo na região. Por exemplo, se um aluno citar o pinguim porque o viu no zoológico da cidade: ““Mas por que o pinguim não vive aqui em nossa região? Ah, porque ele gosta mais de viver na água. Mas aqui existem muitos lugares com água (lagos, rios, lagoas, praias)? E se a gente trouxesse um pinguim para viver solto na nossa região, o que poderia acontecer com ele? E como ele consegue viver no zoológico?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após conhecer os animais que os grupos elegeram para a região em que vivem, construa, junto com a turma, uma lista única de animais da fauna local. Essa lista pode ser registrada no quadro e, em seguida, transferida para o caderno dos alunos. Elaborada a lista, proponha à turma construir um texto coletivo que sintetize todo o aprendizado da aula. Esta atividade tem como propósito permitir que os alunos organizem em sua estrutura cognitiva aquilo que aprenderam. Seja o escriba da turma e registre as informações no quadro. O texto deve conter os consensos do grupo sobre o tema. Exemplo de texto: “Os animais precisam estar adaptados ao ambiente para poder conseguir sobreviver. As adaptações podem ser em relação à composição do corpo, alimento disponível, temperatura, presença de água ou terra ou ainda ao seu comportamento. Os animais da nossa região são adaptados ao calor e à seca. O corpo deles possui uma proteção ao sol forte que garante sua sobrevivência confortável com relação às temperaturas mais altas. Alguns deles também resistem a períodos prolongados sem água.”

É importante que você deixe os alunos criarem o texto à maneira deles, explicitando aquilo que eles aprenderam sobre o tema proposto. Essas características mencionadas no “exemplo” variam de região para região, portanto, crie com seus alunos a síntese das informações discutidas ao longo aula. Caso sinta necessidade, você poderá em aulas futuras estabelecer algum comparativo com outras regiões do Brasil. Seguir o mesmo procedimento desta aula ampliando as pesquisas e construindo com eles um mapa onde consigam colar com figuras móveis a fauna local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia o texto que sistematiza o que foi aprendido na aula. Retome as questões disparadoras e as hipóteses levantadas pelos alunos e faça comparações entre o que eles sabiam no início da aula e o que sabem ao final. É esperado que os alunos conheçam os animais nativos da fauna local e tenham a ideia de adaptação introduzida ao seu repertório.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano