Plano de aula: Planejamento de um debate

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Regimento Escolar e Debate no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero:

[...] O debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.

[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.

Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.

Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.

Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.

Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem ter dificuldade em se adequar às regras e aos parâmetros designados no que se refere ao tempo ou à postura ideal de enunciação. A fundamentação da argumentação também pode aparecer de maneira precária.

Referências sobre o assunto:

COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.

ROSA, Ana Amélia Calazans da. Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em 2 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Indique aos alunos o tema da aula para instigá-los. Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre esta prática: O que precisa ser considerado ao planejar a participação em um debate? Para ressaltar a importância da etapa da preparação e do planejamento para participar de modo adequado desse tipo de discussão oral, acesse o plano anterior (LP07_04SQA10).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos