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Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros “Regimento Escolar e Debate” no campo de atuação na “vida pública”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero:
[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.
[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.
Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.
Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.
Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.
Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em entender a linguagem dos debatedores ou mesmo a relevância social do tema debatido.
Referências sobre o assunto:
COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
“Intolerância religiosa é a discriminação contra as pessoas e grupos que têm diferentes crenças ou religiões, e é marcada principalmente pelas atitudes agressivas e ofensivas.
A liberdade de expressão garante aos indivíduos o direito de manifestar as suas opiniões sobre determinado assunto, incluindo a crítica em relação aos dogmas religiosos, por exemplo. No entanto, a intolerância religiosa passa a se configurar quando a pessoa age com indiferença, violência ou de qualquer outro modo que fira a dignidade de outrem.
Por exemplo, humilhar, perseguir, discriminar ou agredir alguém por ter uma religião ou crença diferente de outra pessoa são atos de intolerância religiosa.”
Fonte: Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/intolerancia-religiosa/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
Materiais complementares: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Orientações:
Materiais complementares: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula do módulo oralidade, envolvendo o gênero debate, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero Regimento Escolar.
Recursos indicados
- Necessários: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e dos arquivos com as atividades. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: como os planos de aula adaptados aqui são voltados para a oralidade, sugerimos como opção, caso não seja possível organizar os encontros síncronos, que o debate final seja realizados por áudio, via WhatsApp, ou por meio de uma ligação por vídeo, com pequenos grupos, compostos por 7 alunos e o professor, visto que tal mecanismo não suporta muitos membros em uma mesma chamada de vídeo.
Introdução: As condições de produção do gênero debate
Entre em contato com os alunos por áudio e explique que nas próximas aulas eles irão estudar o gênero debate, e que, para começar a pensar sobre esse gênero, receberão dois vídeos para assistirem antes do encontro síncrono (aproveite para agendar o encontro síncrono, conforme seu calendário de aulas). Então, envie aos alunos os dois vídeos sugeridos no plano LPO7_04SQA10. Lembre-se de indicar a minutagem do primeiro vídeo para que os alunos assistam à abertura com apresentação dos participantes e, em seguida, do minuto 9 ao 18’28’’, em que se discute a intolerância religiosa. O segundo vídeo pode ser assistido na íntegra. Oriente que, ao assistirem ao primeiro vídeo, anotem palavras desconhecidas e procurem seus significados em um dicionário ou site. Oriente-os também a anotarem suas observações quanto ao primeiro vídeo, o tema tratado, os participantes e os posicionamentos manifestados, e, da mesma forma, em relação ao segundo vídeo, tema, participantes e posicionamentos. Estipule o prazo para que os alunos assistam aos vídeos e tomem notas de suas observações.
Realize, então, o encontro síncrono com os alunos utilizando o Google Meet ou o Zoom, e façam juntos uma reflexão sobre os vídeos assistidos. Guie-se, nesta reflexão, pelas perguntas dos slides de desenvolvimento do plano LPO7_04SQA10. Ao comparar os dois vídeos, lembre-se de chamar a atenção dos alunos para o fato de que o segundo vídeo é humorístico e faz uma paródia de um debate, diferente do primeiro, que é um debate sério. Encerre esse momento contanto aos alunos que na próxima aula eles irão planejar um debate sobre um tema que envolva o ambiente escolar. Diga, então, para irem pensando na seguinte questão: o que precisa ser considerado ao se planejar a participação em um debate?
Desenvolvimento: Planejando o debate
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_04SQA11. Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail, e explique sobre os dois tipos de debate: deliberativo e de opinião. Especifique as características de cada um e, em seguida, diga que vocês organizarão um debate de opinião e que terão que se organizar em grupos de quatro alunos para a realização do planejamento desse debate. Explique aos alunos o mote do debate, qual seja, a decisão pela obrigatoriedade ou não do uso de uniforme, e explique que eles receberão um compêndio de textos e instruções que os ajudarão a planejar o debate e a organização da fundamentação argumentativa. Envie, então, o arquivo com os textos para a preparação, disponível em materiais complementares. Peça que os alunos decidam os papéis dos participantes do debate: quem será o moderador, os debatentes/debatedores e a plateia. Instrua os alunos a ensaiarem a apresentação de suas opiniões para que haja preparação postural e retórica segura. Estipule também o tempo de fala de cada aluno, pois o debate ocorrerá no próximo encontro, que será síncrono e já deve estar agendado.
Fechamento: O debate
Esta etapa corresponde ao plano LPO7_04SQA12. Previamente, convide alguns pais ou responsáveis, ou mesmo membros da comunidade escolar, para participarem deste momento síncrono constituindo a plateia. Reúna-se sincronamente com os alunos e demais convidados usando o Google Meet ou o Zoom. Inicie a aula se certificando de que todos os alunos estejam preparados para o debate, conforme o planejamento realizado nas etapas anteriores. Inicie ressaltando mais uma vez o mote do debate, conforme a orientação na introdução do plano. Lembre a todos quais são as regras básicas do debate para que não haja conflitos. Durante as apresentações dos alunos, faça os registros dos aspectos de suas apresentações, conforme o arquivo disponível em materiais complementares do plano. Para o fechamento desse momento, siga as instruções do slide de fechamento do plano original, e reforce a função social do debate que, para além das questões linguísticas, constitui-se como espaço ideal para a construção da interação social empática. Para encerrar esta etapa, envie aos alunos o formulário de autoavaliação, disponível em materiais complementares. Estabeleça um prazo para uma devolutiva.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutirem com os familiares sobre a obrigatoriedade ou não do uniforme escolar, de modo que esse tema possa ser debatido em seus lares. Além disso, convide alguns familiares para participarem da apresentação do debate. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: As condições de produção do gênero debate
Finalidade da aula: Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Debate
Objeto(s) do conhecimento: Discussão oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP25
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
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Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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