Plano de Aula
Plano de aula: As condições de produção do gênero debate
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros “Regimento Escolar e Debate” no campo de atuação na “vida pública”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero:
[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.
[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.
Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.
Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.
Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.
Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em entender a linguagem dos debatedores ou mesmo a relevância social do tema debatido.
Referências sobre o assunto:
COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Convidar os alunos a refletirem sobre o que esperam encontrar após lerem o tema da aula: “O que entendem por “condições de produção”? Conduza a discussão, de modo a esclarecer que quando falamos de condições de produção, estamos tratando: (a) das possíveis finalidades do debate (defender um ponto de vista sobre um tema; apresentar argumentos sobre um tema polêmico; tomar uma decisão sobre um assunto/procedimento), (b) dos temas que podem ser debatidos (geralmente, precisam ser polêmicos); (c) em que espaços os debates podem acontecer (destaque vários campos, como o escolar, em condomínios, na mídia); e (d) dos participantes de um debate, seu papel e função desempenhada, além das relações entre os participantes.
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