Plano de Aula

Plano de aula: Combinados e acordos: um caminho para o protagonismo

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Combinados da turma

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: combinados da turma é uma atividade que revê a cultura do autoritarismo e obediência, visa ao bem da coletividade, promove a participação dos adolescentes no processo de construção dos combinados e acordos de modo colaborativo e fortalece a autonomia, o protagonismo, a responsabilidade, o senso crítico, a gestão coletiva e a autogestão. Por meio de discussões em grupo e com uma breve plenária, os alunos refletem e relembram vivências pautadas na convivência e participação dentro da escola. A partir de algumas perguntas disparadoras, a turma fará um levantamento de situações que necessitam de combinados e acordos, decide, por meio de uma votação, a aprovação ou não do combinado e estabelece os mais importantes. Essa sequência é composta de dois planos de aula com a duração de 50 minutos cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: a aula está prevista para acontecer em 50 minutos. Em uma plenária, os alunos discutem e aprovam ou não os combinados e acordos elaborados, em grupos, na aula anterior. Em um ambiente de cooperação, serão criados grupos mediadores responsáveis por dialogar com os alunos que não os estão cumprindo. Por fim, estabelecerão paradas para avaliar se os combinados estão sendo respeitados ou se precisam de ajustes.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia, com o plano de aula 2. Entretanto, foram organizadas separadamente, respeitando a impossibilidade de o professor possuir aulas seguidas no mesmo dia. Combinados da turma é uma atividade que precisa ser realizada no início do ano.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: combinados da turma é uma atividade que estimula a mudança de comportamento, promove o bem estar da coletividade e convoca os estudantes a adotarem uma postura protagonista em relação às próprias ações. Pautada em valores e competências como responsabilidade e ética, a construção dos combinados estabelece a melhora das condições de vida da comunidade escolar e produz novos conhecimentos sobre cooperação, cidadania e espírito comunitário regidos pelo diálogo, gestão democrática e autogestão.

Materiais necessários: cartolina ou papel kraft, caneta hidrográfica, fita adesiva, filipetas.

Sugestão de registro disponível nos materiais complementares. Acesso em: 26 de março de 2020.

Ação prévia: confeccionar uma urna.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia, flexibilidade. A leitura dos links abaixo ampliam a concepção de gestão democrática criando espaço para o protagonismo juvenil.

Gestão democrática da escola: como inserir essa ideia entre os alunos. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2084/gestao-democratica-da-escola-como-inserir-esta-ideia-entre-os-alunos. Acesso em: 4 de março de 2020

Planos de aula sobre Identidade e alteridade. Senso de coletividade. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/identidade-e-alteridade-senso-de-coletividade/899. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 6º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4031/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 7º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4275/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 8º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4244/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Assembleia 9º ano Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4025/assembleia. Acesso em: 4 de março de 2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que cada grupo vai compartilhar os combinados elaborados na aula anterior e, por meio de uma votação, decidirão se a sugestão dada comporá os combinados e acordos da turma. Peça para os alunos se organizarem em grupos, revisitarem os combinados elaboradoras na aula anterior e identificarem se precisam de algum ajuste que os deixe claros para toda a turma. Avalie se os combinados já estruturados limitam ou impedem a participação e a aprendizagem de todos os estudantes da escola. Por exemplo, o aluno que chega atrasado à aula não poderá assisti-la. Explique que o combinado não pode gerar exclusão ou inviabilizar a permanência e a aprendizagem na escola.

Ao serem colocados na urna, os combinados tornam-se produções da turma e os grupos não necessitam fazer explicações ou justificativas, se assim desejarem. Entretanto, eles têm a liberdade de discutir e defender as ideias. Na Educação Empreendedora, avaliar e reavaliar são ações permanentes. Essa é uma forma de valorizar a iniciativa, a capacidade de criar e inovar a partir de ideias individuais e coletivas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados