Plano de Aula
Plano de aula: As variedades linguísticas e a adequação de contextos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formas de variação linguística
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.
Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Preconceito e a língua que falamos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg (acesso em 28 outubro de 2018), dicionário de Língua Portuguesa, cordel Variação Linguística, cartolina e fita adesiva.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.
Referências sobre o assunto:
PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.
PESSOA, F. A Língua Portuguesa. Edição de Luísa Medeiros, Assírio & Alvim, 1997.
MAGALHÃES, E. (Org). O português na língua do cordel. 1a Edição Dezembro/2015 Ilhéus - Itabuna. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO