Plano de Aula

Plano de aula: As variedades linguísticas e a adequação de contextos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formas de variação linguística

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Preconceito e a língua que falamos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg (acesso em 28 outubro de 2018), dicionário de Língua Portuguesa, cordel Variação Linguística, cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.

Referências sobre o assunto:

PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.

PESSOA, F. A Língua Portuguesa. Edição de Luísa Medeiros, Assírio & Alvim, 1997.

MAGALHÃES, E. (Org). O português na língua do cordel. 1a Edição Dezembro/2015 Ilhéus - Itabuna. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP55 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados