Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos as frases do slide de Introdução. Em um áudio, pergunte aos alunos se conseguem identificar os interlocutores que estão conversando com o Paulo, respondendo às perguntas sugeridas no plano de aula. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie o cordel do slide de Desenvolvimento, pedindo que os alunos o leiam. Envie também um áudio lendo o texto e, no final, pergunte aos alunos: quais tipos de variação são mencionados no texto? Como é possível identificá-los? Em qual trecho a autora aborda a adequação de contextos? Estipule um prazo para os alunos finalizarem a atividade e lhes envie um gabarito comentado (mande as respostas por escrito ou faça um breve vídeo comentando as variações e os seus tipos). Depois disso, apresente aos alunos as situações hipotéticas do último slide de Desenvolvimento, pedindo que escrevam bilhetes (conforme as orientações do plano) adequados aos contextos apontados. Quando acabarem, peça que exponham no WhatsApp da turma os bilhetes produzidos. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos lerem o que produziram.
Fechamento
Para encerrar, peça, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos sintetizem, com as suas palavras, o que entenderam por prática consciente da língua. Eles podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre os tipos de preconceito linguístico. Instigue os alunos a observarem a fala de seus avós e pais, de forma a perceber como o falar varia de pessoa para pessoa e em contextos diferentes, deixando evidente o caráter orgânico e heterogêneo da língua.