Plano de Aula

Plano de aula: As variedades linguísticas e a adequação de contextos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formas de variação linguística

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Preconceito e a língua que falamos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg (acesso em 28 outubro de 2018), dicionário de Língua Portuguesa, cordel Variação Linguística, cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.

Referências sobre o assunto:

PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.

PESSOA, F. A Língua Portuguesa. Edição de Luísa Medeiros, Assírio & Alvim, 1997.

MAGALHÃES, E. (Org). O português na língua do cordel. 1a Edição Dezembro/2015 Ilhéus - Itabuna. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados