Plano de Aula

Plano de aula: Texto de jornal na era digital: artigo de opinião

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Esta é uma proposta prevista para duas aulas de 50 minutos. O foco da proposta é a produção de textos (escrita compartilhada e autônoma). Espera-se que os estudantes sejam capazes de criar um artigo de opinião breve sobre temas relacionados à tecnologia com o apoio do assistente virtual Copilot. A proposta para as duas aulas subdivide-se em uma conversa inicial para introdução (10 min) com o objetivo de levantar conhecimentos prévios sobre assistentes virtuais e Inteligência Artificial (IA), com perguntas sobre o uso da IA no dia a dia e elaboração de dicas de utilização. Em seguida, em grupos, os estudantes deverão criar prompts para aprender a escrever um artigo de opinião sobre um tema escolhido por eles, com o Copilot, registrando as melhores perguntas (40 min). Na segunda aula, os estudantes farão a revisão dos textos com apoio do Copilot (30 min) elaborando prompts específicos para identificar e corrigir fragilidades nos textos produzidos. Para finalizar, haverá um momento de reflexão/sistematização (20 min) com a apresentação dos textos por cada grupo, avaliação dos argumentos e opinião sobre os textos.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Caderno e quadro para os registros.

    Projetor e tela.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Fono-ortografia.

  • Revisão/edição de texto informativo e opinativo.

  • Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia.

  • Tecnologia digital e sociedade.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica.

  • Produção de textos.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a estrutura do artigo de opinião.

  • Utilizar ferramentas de IA para gerar ideias, esboços e sugestões de melhoria na escrita de reportagens.

  • Desenvolver habilidades críticas na revisão e edição de textos, garantindo a correção, a coesão e a objetividade do texto.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura Digital.

7. Argumentação.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Bibliografia

  • BUENO, Luzia; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial: uma Homenagem à Malu Matencio. 1. ed. São Paulo: Mercado das Letras, 2013. 360 p.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 min (2 partes de 50 min)

Este plano de aula tem foco em produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).

A finalidade dele é que os estudantes sejam capazes de criar um artigo de opinião breve sobre temas relacionados à tecnologia com o apoio do assistente virtual Copilot.

Dificuldades antecipadas:

Alguns estudantes poderão enfrentar dificuldades com o uso das ferramentas devido à falta de acesso prévio. Identifique e solicite a ajuda dos estudantes com mais familiaridade com as ferramentas e peça que eles ofereçam suporte aos colegas que necessitarem de ajuda.

Organização da aula

PARTE 1

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 min

Inicie a aula levantando os conhecimentos prévios dos estudantes com relação ao uso de assistentes virtuais. Pergunte:

- Quem conhece ou ouviu falar sobre IA?

- De quais maneiras ela está presente no nosso dia a dia?

- Quais dicas vocês dariam para o uso da ferramenta?

Espera-se que mencionem os mais conhecidos como Siri, Alexa, Chat GPT, Gemini e Copilot. Se eles não mencionarem, pergunte especificamente sobre os três últimos. Verifique se eles identificam que esses assistentes usam a IA. Aproveite para verificar e apoiá-los, caso não conheçam, como utilizar essas ferramentas.

Explique que, para usar um assistente virtual de maneira eficaz, é necessário inserir um prompt. O prompt é uma frase inicial que fornece todas as informações necessárias para que a IA generativa entenda o que deve fazer. O prompt pode ser considerado como uma instrução clara e específica que ajuda a IA a executar uma tarefa de maneira precisa.

Ao inserir um prompt claro e detalhado, você ajuda a IA a entender exatamente o que você precisa, tornando a interação mais eficiente e produtiva.

Acompanhe e medie as reflexões no momento do compartilhamento de forma que a turma consiga concluir as características essenciais de um bom prompt. Uma possibilidade seria utilizar o acrônimo COFE:

C (Contexto) - ex: estou na aula de LP e …

O (Objetivo) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento.

F: (Fonte) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento baseado em fontes da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

E: (Expectativa) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento baseado em fontes das nações Unidas sobre mudanças climáticas. Poderia me ajudar listando 10 dados sobre aquecimento global?

Espera-se que com essa atividade os estudantes desenvolvam a compreensão do tipo de apoio que a ferramenta pode oferecer, ampliando a possibilidade de respostas e informações sobre o assunto pesquisado. Se a turma não chegar às conclusões esperadas oriente-os oferecendo essas informações e peça que eles as utilizem durante a atividade.

Peça que eles listem as dicas de utilização para verificar o quanto e como eles exploram os assistentes, se apenas para dar respostas, para tirar dúvidas ou para aprenderem sobre algo. O objetivo da conversa é identificar se eles já utilizam as ferramentas mencionadas como apoio para a aprendizagem. Se eles não mencionarem, exponha que esse será o objetivo da atividade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO