Plano de aula: Concordância verbal: construindo lides

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Revista Recreio), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet, caixa de som.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de revisão é a retomada por parte do aluno de forma autônoma do objeto de estudo da aula, neste caso, concordância verbal. Dessa forma, os alunos podem apresentar dificuldade no entendimento do que é lide, na construção do texto e na organização do mesmo com relação a sua concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 2 nov, 2018

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles aprenderão o que é lide e criarão o seu próprio lide baseado em um texto de curiosidade. Não há necessidade de mostrar esse slide.