Plano de Aula

Plano de aula: Concordância verbal: construindo lides

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.

Materiais necessários: Notícia (Revista Recreio), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet, caixa de som.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de revisão é a retomada por parte do aluno de forma autônoma do objeto de estudo da aula, neste caso, concordância verbal. Dessa forma, os alunos podem apresentar dificuldade no entendimento do que é lide, na construção do texto e na organização do mesmo com relação a sua concordância verbal.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 2 nov, 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles aprenderão o que é lide e criarão o seu próprio lide baseado em um texto de curiosidade. Não há necessidade de mostrar esse slide.