Texto para impressão - Atlântida: quando surgiu a lenda
Atlântida: quando surgiu a lenda
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero notícia.
Materiais necessários: Notícia (Revista Recreio), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, datashow, internet, caixa de som.
Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de revisão é a retomada por parte do aluno de forma autônoma do objeto de estudo da aula, neste caso, concordância verbal. Dessa forma, os alunos podem apresentar dificuldade no entendimento do que é lide, na construção do texto e na organização do mesmo com relação a sua concordância verbal.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 2 nov, 2018
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles aprenderão o que é lide e criarão o seu próprio lide baseado em um texto de curiosidade. Não há necessidade de mostrar esse slide.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).