Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Concordância verbal: compreensão dos mecanismos com base em exercícios
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal: relações entre o verbo e o sujeito
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é:
- Aula 1: Descobrir o princípio fundamental da concordância verbal com base na leitura de uma história de Nasrudin.
- Aula 2: Compreender alguns mecanismos de concordância verbal com base na leitura e na realização de exercícios baseados numa história do
Mulá Nasrudin. - Aula 3: Aplicar a regra fundamental da concordância verbal (relação entre o sujeito e o verbo) com base na leitura e na reescrita da letra de
“Samba do Arnesto”.
Esta aula possibilita o estudo das regras de concordância verbal por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas com base na leitura de
uma história do Mulá Nasrudin (Um mestre diferente). A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades linguísticas em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto destas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p. 137 - dez. 2017).
Materiais necessários:
Texto: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm).
Atividade para impressão (exercícios 1, 2, 3 e 4) - disponível em Atividades para impressão.
Perfil biográfico (opcional), disponível em: http://www.nasrudin.com.br/eu-sou-nasrudin.htm
Dificuldades antecipadas:
Distinguir e diferenciar o verbo dos demais termos da oração.
Perceber as relações de concordância entre o verbo e o sujeito da oração.
Referências sobre o assunto:
Adoniran Barbosa - sites de biografia, letra e música:
- https://www.ebiografia.com/adoniran_barbosa/
- http://textoemmovimento.blogspot.com/2014/07/samba-do-arnesto-atividades-variacao.html
- https://www.vagalume.com.br/adoniran-barbosa/samba-do-arnesto.htm
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
História: Um mestre diferente, do Mulá Nasrudin (disponível em Materiais para impressão) e no site: http://www.nasrudin.com.br/index.htm).
Revista Nova Escola:
- Concordância verbal e nominal (2 de fevereiro de 2017):
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/5800/concordancia-verbal-e-nominal
- Livro de Canções de Adoniran Barbosa (2 de setembro de 2017):
Site: https://novaescola.org.br/conteudo/6478/livro-de-cancoes-de-adoniran-barbosa
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Explique aos alunos que, no decorrer da aula, eles farão a leitura de uma história do Mulá Nasrudin (Um mestre diferente) e, em seguida, desenvolverão uma atividade visando a compreender alguns mecanismos de concordância entre o verbo e outros termos da oração, tanto na fala quanto na escrita.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO