Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Localização de pessoas e de objetos no espaço considerando mais de um ponto de referência e mudanças de direção e/ou de sentido.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Observar e representar a localização e os deslocamentos de pessoas e objetos no espaço de diferentes pontos de vista.
  • Aprender a se localizar com base em deslocamentos realizados, usando algum ponto de referência.
  • Indicar e representar, usando linguagem verbal e não verbal, mudanças de direção e de sentido de objetos e pessoas no espaço.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade apresenta dois conceitos importantes a serem desenvolvidos. O primeiro refere-se a representações estáticas. Ocorre, por exemplo, quando o estudante é solicitado a utilizar dois referenciais para expressar uma determinada localização. Neste caso, uma possível sugestão é a utilização de um croqui da sala de aula e o apoio de dois objetos para indicar uma posição (a mesa da professora está entre a janela e a porta, por exemplo). O segundo conceito relaciona-se à descrição de um deslocamento. É necessário que o estudante indique a direção e o sentido do itinerário desenvolvido. Por exemplo, para vir de casa até a escola é necessário caminhar cinco quadras em linha reta, virar à direita e, depois, caminhar mais quatro quadras em linha reta.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 4 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de indicar e representar, usando linguagem verbal e não verbal, mudanças de direção e de sentido de objetos e de pessoas no espaço.

Plano de aula: Diferentes Espaços e Direções (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Diferentes Espaços e Direções, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Relacionar pessoas e objetos em diferentes posições, direção e sentido.

Plano de aula: O Espaço da Sala de Aula (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula O Espaço da Sala de Aula, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Estabelecer pontos de referência para localização e deslocamento de pessoas e objetos.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática