Plano de aula: Usando figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) na construção de uma tirinha

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, hipérbole

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que dão o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.

Materiais necessários: Quadro, projetor (caso não haja essa possibilidade, imprima as imagens ou busque outras do seu repertório, mas que tenham o mesmo enfoque), folha para produção textual.

Dificuldades antecipadas: Planejar a produção de mini-diálogos pode levar um tempo considerável, uma vez que é preciso pensar o contexto discursivo adequado para cada figura de linguagem.

Referências bibliográficas sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: ttps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 31 ago. 2018.

CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.

FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Divida o quadro em quatro partes e chame 4 alunos para irem até ele.
  • Entregue uma caneta de quadro ou um giz a cada um e explique para toda a sala que você dará uma palavra e eles terão que escrever uma frase em que ela esteja inserida.
  • Oriente-os que você dará um minuto para isso, mas que eles terão que escrever ao mesmo tempo e que os outros não poderão ajudá-los.
  • Diga em voz alta e clara a palavra a ser usada, por exemplo: “batida”, e “já”, para iniciarem a oração e “fim”, para demarcar o tempo encerrado.
  • Leia as frases que foram escritas no quadro. A intenção é que sejam bem diferentes uma da outra, para mostrar que seu uso depende do contexto.
  • Por isso, esperam-se as seguintes variações para a palavra “batida”:
  • batida no sentido de acidente de carro - “A batida envolvendo o ônibus e o caminhão deixou duas vítimas fatais.”
  • batida no sentido de revista policial - “Na batida realizada na festa, foram encontradas várias irregularidades.”
  • batida no sentido de um tipo de bebida - “Não fornecemos batida com álcool a menores de 18 anos.”
  • batida no sentido de algo já conhecido - “Essa história já está bem batida!”
  • Explique que todo contexto comunicativo envolve, em um primeiro momento, o emissor, o receptor e a mensagem. E que, mesmo inconscientemente, os interlocutores (emissor e receptor) são fundamentais tanto nas escolhas de vocabulários quanto na forma de expressá-los. Ou seja, no ato comunicativo é importante saber quem será o destinatário do enunciado para adequar não só a linguagem .