Plano de Aula
Plano de aula: Revendo as figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) em tirinhas
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, hipérbole
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que dão o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.
Materiais necessários: Folha sulfite branca (ou folha do próprio caderno do aluno), caneta. De acordo com o seu contexto escolar, disponibilize tirinhas aos alunos (umas 10) recortadas de jornais (aqueles de fácil acesso) ou reúna algumas tirinhas em uma página, imprima-a e dê uma folha por grupo.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos estarão trabalhando em grupo, pode ser que alguns se dispersem e não realizem a atividade de forma efetiva, por isso é importante a ação mediadora e constante do professor, do começo ao fim do jogo.
Referências bibliográficas sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em:
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explique aos alunos que o objetivo da aula é retomar o conteúdo de figuras de linguagem, mas tendo como recurso um jogo.
- Caso algum aluno pergunte o significado do tema da aula “H.E.I, qual é a tua?”, primeiro pergunte o que ele acha que é. Se o aluno acertar, concorde e o elogie, mas se não acertar diga o significado: H = Hipérbole, E = Eufemismo e I = Ironia e qual é a tua = “verdadeiro” sentido do discurso.
- Neste momento, prepare os alunos para explicar as regras do jogo.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Avise a sala que a atividade da aula será um jogo e explique-o:
- Os alunos serão divididos em grupos de 4/5 integrantes, mas não os deixe se juntarem antes da explicação geral, para não dispersarem;
- Cada grupo sentará em roda e todos os grupos formarão uma meia lua onde ficará o professor para as orientações e marcação do tempo;
- Fale que o jogo é dividido em 2 etapas, sendo que a primeira tem 5 passos (valendo de 0 a 3 pontos) e a segunda 3 (valendo de 0 a 2);
- Projete (ou escreva) as etapas do jogo no quadro com o nome e as descrições das etapas, tanto para explicá-las quanto para os alunos voltarem a elas, caso tenham dúvidas;
PASSO 1 - DEFINIÇÃO.
Diga-lhes que terão 1 minuto para conceituarem uma figura de linguagem (ou eufemismo, ou hipérbole ou ironia);
PASSO 2 - REVISÃO.
Depois, o grupo trocará a folha com o do lado, no sentido horário, para reescreverem o conceito, em 1 minuto;
PASSO 3 - PRODUÇÃO.
Com a folha original do grupo de volta, os alunos terão 2 minutos para escreverem frases (nas quais usarão a ironia, a hipérbole e o eufemismo, mas só depois explique que é para usar em cada uma das frases as figuras de linguagem);
PASSO 4 - LEITURA.
O grupo que finalizou primeiro começará a leitura das frases criadas no passo 3.
Um porta-voz do grupo lê a frase para a sala. (Seus integrantes já ganham 1 ponto por isso, mas eles ainda não poderão saber).
PASSO 5 - INTERPRETAÇÃO.
Assim que finalizar a leitura da primeira frase, alguém de um outro grupo tem que adivinhar qual a figura de linguagem usada nela (se acertar 0,5 ponto) e mostrar o porquê de ser ela (se acertar mais 0,5 ponto). Para controle da atividade, o critério será o aluno que levantar primeiro a mão (e não o que gritar).
Caso o aluno, que levantou a mão para responder, erre a primeira parte da resposta (qual a figura usada), ele já não terá direito a responder a segunda parte (o motivo do uso), passando a questão a outro grupo e o seu permanece com 0.
Mas, se o aluno acertar as duas partes, cabe a seu grupo escolher uma das frases para ser lida (PASSO 4) e “adivinhada” por outro (PASSO 5).
- Para os passos 4 e 5, cronometre 14 minutos.
- Essa primeira parte do jogo encerra-se com no máximo 3 pontos.
- Avise os alunos de que há a segunda parte do jogo (valendo no máximo 2 pontos). No entanto, é bom que eles só saibam a pontuação no final, senão o objetivo deixa de ser a revisão e passa a ser a pontuação.
- Caso algum aluno pergunte, fale apenas que o objetivo do jogo é atingir 5 pontos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- PASSO 1: Peça para os alunos conceituarem hipérbole, eufemismo e ironia na folha sulfite (ou na de caderno) como se estivessem produzindo a definição para publicar na Wikipedia. Dê-lhes 1 minuto.
- PASSO 2: Oriente-os a trocarem a folha com as definições do grupo a outro que se encontra no sentido horário e permita que eles tenham 1 minuto para ler e reescrever a definição, aproveitando o texto já escrito, mas melhorando-o.
- PASSO 3 - Peça que devolvam a folha ao grupo. Avise que terão 2 minutos para criar três orações: uma com ironia, outra com hipérbole e outra com eufemismo.
- PASSO 4 - O grupo que terminar primeiro, dentro dos dois minutos, levanta a mão sinalizando o término da atividade. Dessa forma, esse grupo terá o direito de iniciar o passo 4, escolhendo um porta-voz do grupo para ler uma das frases para a sala. (Seus integrantes já ganham 1 ponto por isso, mas eles ainda não poderão saber). Todos os outros grupos deverão ter feito as três orações no prazo estipulado.
- PASSO 5 - Assim que finalizar a leitura, o aluno pergunta se alguém de um outro grupo adivinha qual a figura de linguagem usada (se acertar 0,5 ponto, que será anotado pelo professor, nunca pelo aluno) e mostra o porquê de ser ela (se acertar mais 0,5 ponto, seguindo a mesma orientação). A escolha de quem irá responder seguirá o critério de quem levantou a mão primeiro (e não de quem gritou).
Caso o aluno erre a primeira parte da resposta, ele já não terá direito a responder a segunda parte, passando a questão a outro grupo e o seu permanece zerado.
- Se o aluno acertar as duas partes, cabe a seu grupo escolher agora uma das frases produzidas por seus integrantes para ser lida (PASSO 4) e “adivinhada” por outro (PASSO 5). Para esses dois passos (4 e 5) cronometre 14 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Avise que eles começarão a segunda etapa do jogo.
- Entregue a cada grupo uma tirinha recortada de um jornal (fica à escolha e responsabilidade do professor, desde que haja uma das figuras de linguagem trabalhada em sala: ironia, hipérbole e eufemismo).
- Peça que cada grupo leia a tirinha que lhe foi destinada, verificando a figura de linguagem usada e qual o efeito de sentido pretendido pelo contexto.
- Após isso, proponha que eles “continuem” a conversa entre os personagens da tirinha, criando outra, usando uma das figuras de linguagem trabalhadas mais adequada ao contexto. Nessa atividade, o grupo tem que atingir o que foi pedido, sem que “dispute” com os outros.
- Lembre-se que essa etapa vale de 0 a 2 pontos.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça ao porta voz de cada grupo que leia a tirinha que lhe foi entregue e a sequência que criaram para ela.
- Pergunte qual a figura de linguagem que eles usaram na sequência.
- Inquira oralmente aos outros grupos se a escolha foi correta para aquele uso.
- As orientações 1, 2 e 3 serão usadas para a finalização de todos os grupos.
- Termine retomando o tema “H.E.I, qual é a tua?”. Lembrando que H = hipérbole, E = eufemismo e I = ironia e “qual é a tua? = a intenção comunicativa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Nesta aula, opte por não realizar o jogo H.E.I., devido à distância entre os alunos e considerando que não seria possível, em 50 minutos, realizá-la de forma remota.
Introdução
Envie, no mesmo vídeo ou áudio, um questionamento inicial, perguntando aos alunos o que eles lembram sobre ironia, hipérbole e eufemismo, pedindo que eles indiquem também algumas frases em que essas figuras aparecem. Dê um breve tempo para que eles respondam e os oriente a enviar, via WhatsApp, as suas respostas.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, proceda às instruções do último slide de Desenvolvimento. Além disso, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 3 alunos), para interagir via WhatsApp durante a atividade. No áudio ou vídeo, oriente que os alunos pesquisem (na internet ou em jornais) tirinhas que tenham hipérbole, eufemismo ou ironia. Quando eles escolherem a tirinha, proponha que “continuem” a conversa entre os personagens da tirinha, criando outra com uma das figuras de linguagem trabalhadas que mais se adeque ao contexto. Para escrever o texto, sugira que usem, se possível, o Google Docs, em que todos poderão participar da elaboração do diálogo de forma colaborativa.
Fechamento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada grupo envie ao WhatsApp da turma, por foto, a tirinha produzida, acompanhada de um pequeno áudio indicando a situação comunicativa e onde aparece a figura de linguagem no texto produzido.
Convite às famílias
Toda a família pode auxiliar na pesquisa das tirinhas na internet ou em jornais, além de revisar e apreciar as tirinhas produzidas pelos alunos. Convide as famílias a conhecer algumas tirinhas que, nos últimos anos, por meio das redes sociais, vieram ganhando destaques no Brasil, como Armandinho, de Alexandre Beck.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leandra Antoneli da Silva Franco
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revendo as figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) em tirinhas
Finalidade da aula: Reconhecer que, dependendo do contexto enunciativo, as palavras expressam mais do que aparentam; nesta aula, em particular, para identificar o exagero das emoções (hipérbole), a suavização de uma expressão grosseira ou triste (eufemismo) e o “dizer” algo diferente daquilo que se quer realmente (ironia).
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que dão o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.
Materiais necessários: Folha sulfite branca (ou folha do próprio caderno do aluno), caneta. De acordo com o seu contexto escolar, disponibilize tirinhas aos alunos (umas 10) recortadas de jornais (aqueles de fácil acesso) ou reúna algumas tirinhas em uma página, imprima-a e dê uma folha por grupo.
Dificuldades antecipadas: Como os alunos estarão trabalhando em grupo, pode ser que alguns se dispersem e não realizem a atividade de forma efetiva, por isso é importante a ação mediadora e constante do professor, do começo ao fim do jogo.
Referências bibliográficas sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 31 ago. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.