Plano de aula: Revendo as figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) em tirinhas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: ironia, eufemismo, hipérbole

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer as palavras que dão o efeito de sentido de ironia, eufemismo e hipérbole na tirinha.

Materiais necessários: Folha sulfite branca (ou folha do próprio caderno do aluno), caneta. De acordo com o seu contexto escolar, disponibilize tirinhas aos alunos (umas 10) recortadas de jornais (aqueles de fácil acesso) ou reúna algumas tirinhas em uma página, imprima-a e dê uma folha por grupo.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos estarão trabalhando em grupo, pode ser que alguns se dispersem e não realizem a atividade de forma efetiva, por isso é importante a ação mediadora e constante do professor, do começo ao fim do jogo.

Referências bibliográficas sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: ttps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 31 ago. 2018.

CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 8. 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.

FIGURAS DE PENSAMENTO. Dicionário online Aulete, 31 ago. 2018. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap17-03-figuras_de_pensamento>. Acesso em: 31 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Explique aos alunos que o objetivo da aula é retomar o conteúdo de figuras de linguagem, mas tendo como recurso um jogo.
  • Caso algum aluno pergunte o significado do tema da aula “H.E.I, qual é a tua?”, primeiro pergunte o que ele acha que é. Se o aluno acertar, concorde e o elogie, mas se não acertar diga o significado: H = Hipérbole, E = Eufemismo e I = Ironia e qual é a tua = “verdadeiro” sentido do discurso.
  • Neste momento, prepare os alunos para explicar as regras do jogo.