Plano de aula: Fazendo a concordância no anúncio publicitário

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal no português padrão

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é conhecer e reconhecer a concordância verbal a fim de utilizá-la nas situações em que ela é requerida.

Materiais necessários: Caderno, lápis, cartolina, revistas, canetinha, quadro.

Dificuldades antecipadas: Realizar as concordâncias verbais e a conjugação dos verbos irregulares na elaboração de anúncios publicitários.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que eles produzirão anúncios publicitários que envolva a concordância verbal.