Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

8 passos para organizar um TEDx na sala de aula

Veja um passo a passo para organizar e levar a metodologia TEDx para dentro da escola

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Reprodução/YouTube

O TEDx é um poderoso instrumento para a Educação, pois ajuda o estudante a oralizar, verbalizar e a expressar melhor suas histórias e ideias. Ao fazer sua apresentação, o aluno vivencia momentos de protagonismo e pode explorar diferentes temas, de reflexões próprias a questões atuais da sociedade.

A metodologia do TEDx pode ser trabalhada em qualquer área do conhecimento e agrega inovação ao permitir que o professor ou outro aluno grave a apresentação, garantindo envolvimento dos estudantes e incentivando o trabalho colaborativo.

LEIA MAIS   Plano de Aula: veja como preparar uma apresentação (Clique aqui para fazer download)

Retomando meu texto anterior sobre o TEDx, lembre-se de preparar os alunos para fazer a apresentação. Eles podem contar sua história ou algum aspecto que considerarem interessante. No começo, é provável que os alunos levem muito tempo falando sobre si mesmos e percam o foco. Você pode ajuda-los a manter o foco e diminuir o tempo, a cada apresentação.

Para que você possa experimentar esse formato, organizei aqui um passo-a-passo para ajudar você e sua turma a abordarem assuntos no formato de um TEDx. Vamos lá?

 

Crie uma introdução marcante

Todo TEDx tem que trazer um tema forte e envolvente. Como acontece em qualquer apresentação, os primeiros momentos devem “prender” a atenção do espectador, ou seja, um bom TEDx deve ter uma introdução marcante. Isso pode ser feito por meio de uma história pessoal, um tema atual em que esteja trabalhando com os estudantes, uma anedota ou exemplos que ilustrem a abordagem do tema, por exemplo, como falar de maneira que as pessoas te escutem.

  

Produza uma linha do tempo enxuta

As peças de teatro, os filmes e romances são marcados por expressões úteis (do inglês, useful expressions), uma espécie de linha do tempo, que une cada elemento a uma narrativa. Cada discurso deve possuir uma linha de condução.

A linha do tempo é que vai marcar o discurso e ajudar a ligar os pontos, além de não deixar partes que dão a impressão de que não deveriam ser apresentadas ao público.

Dica

- Resuma a linha do tempo a 15 palavras. Dessa maneira, o assunto ficará coeso e dentro do tempo.

- Ilustre cada ponto com exemplos reais, histórias e fatos. Crie uma estrutura para sua apresentação, pensando em tudo o que quer apresentar e que precisa estar na linha do tempo.

- Pratique sua fala com os demais alunos. Isso permite que os estudantes se sintam mais seguros na hora de apresentar.

 

Permita que cada um conte a história do seu jeito

Ao planejar a apresentação, permita que os estudantes mantenham o seu estilo e sua personalidade. Além de acrescentar um tom pessoal à apresentação, cada aluno vai se sentir mais confiante ao usar seu próprio vocabulário – resultando em um tom natural e condizente com o estudante.

Outro aspecto essencial é que a apresentação traga dados reais e mais atuais, em vez de informações ultrapassadas ou antigas. Essa estratégia torna o conteúdo mais atrativo e a apresentação é feita de maneira única.

 

Crie conexões

Se você assistir a uma palestra TEDx, vai perceber que todo início é marcado por um acolhimento. Quem está conduzindo a apresentação recebe os espectadores de maneira acolhedora ou com uma reflexão – para gerar interesse e “fisgar” o espectador.

Explique a seus alunos para que comecem fazendo contato visual, contando uma piada, promovendo uma reflexão, oferecendo um sorriso, sendo calorosos, realistas e mantendo sua personalidade.

 

Treine, treine e treine

Para a fala ser inspiradora, é necessário treino! Diga aos alunos que eles precisam iniciar sua fala explicando sua ideia pelo conceito mais básico e, aos poucos, vão inserindo informações. Uma técnica interessante é acrescentar metáforas na apresentação para facilitar o entendimento.

A fala poderá ser acompanhada de uma apresentação através de um recurso audiovisual, no entanto, não é obrigatório e isso dependerá do estudante.

 

Determine o tempo

No TEDx, o tempo é essencial. No formato tradicional, cada pessoa tem 15 minutos para falar. Em outras versões, esse tempo chega a 5 minutos.

Saber como contar uma história em pouco tempo, de maneira objetiva, é um desafio. É importante salientar que em apresentações muito longas, a plateia perde interesse em ouvir a mensagem. Portanto, ao manter a fala dentro de um tempo curto, as chances de “carregar” a plateia até o final são maiores.

 

Grave as apresentações

Permita que os alunos gravem as apresentações uns dos outros para que possam se assistir e melhorar aspectos em sua apresentação, corrigindo vocabulário, entonação e também permitindo que os estudantes sigam confiantes.

Esse é um importante exercício para melhorar a apresentação dos estudantes. A gravação pode ser feita com aparelho celular ou câmera.

 

Promova um TEDx

Chegou o grande dia! Organize um TEDx dentro da sua sala delimitando os espaços de quem vai falar e quem vai ouvir. Em boa parte das apresentações no formato TEDx, há um círculo no centro do palco destinado a quem vai falar. Prepare os alunos também para vivenciar esse momento e explique aos ouvintes como será a apresentação.

Desejo que você tenha excelentes resultados com essa metodologia!

Um abraço,

 

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Tags

Guias

Tags

Guias