Plano de Aula

Plano de aula: Procurando no dicionário

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Procurando no dicionário

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a escrita de palavras com relações irregulares entre fonema-grafema, por meio do uso do dicionário.

Materiais necessários: Adivinhas, quadro, pincel, folhas de papel ofício, dicionários, lápis, borracha, canetinhas coloridas, régua, bola, música.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com a identificação de palavras que apresentam relações irregulares, além da pesquisa destas palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 148p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192. Acesso em 05 de novembro de 2018.

Nova Escola: Qual a utilidade do dicionário, além de mostrar o significado das palavras?, Beatriz Vichessi. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2545/qual-a-utilidade-do-dicionario-alem-de-mostrar-o-significado-das-palavras. Acesso em 03 de novembro de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.