Plano de Aula

Plano de aula: Volta às Aulas: Interação, identidade e socialização

mais ações

Descrição

Este plano tem a finalidade de acolhimento e interação para turmas de 2ª ano do Ensino Fundamental. Os alunos devem praticar a oralidade, participação e socialização a fim de vivenciar momentos de troca e conhecimento de si e do outro. As aprendizagens aqui efetivadas contribuirão para as demais aulas ao longo do ano letivo e, sobretudo, para o bom relacionamento no decorrer do ano, já que este será o primeiro momento na escola, possivelmente com a nova professora e os novos colegas. Uma ótima oportunidade de estreitar laços e fazer bons amigos e companheiros de jornada para as atividades escolares.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Processos de criação; Escuta atenta e Oralidade/ intercâmbio de sala; Acolhimento e interação a partir de rodas de conversa; Construção da rotina e dos combinados a serem cumpridos no decorrer do ano letivo.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer suas características e preferências.
  • Discutir sobre as diferenças e semelhanças em relação às características de cada um.
  • Elaborar, coletivamente, regras e combinados para a boa convivência na escola.
  • Construir, junto ao professor e colegas, uma rotina para o bom andamento e organização dos horários das atividades de sala.

Competências gerais

  • 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 01 aulas de 50 minutos

Este plano foi construído pensando em uma aula (com durabilidade de 50 minutos), trazendo a essência do primeiro dia de presença escolar, que necessita de todo um acolhimento. No entanto, observe que há uma variação de propostas de atividades, que podem ser desenvolvidas em três aulas, em dias diferentes, de acordo com as estratégias utilizadas por você em seu contexto ou mesmo recortadas e utilizadas de forma individual em momentos diversos. O importante é desenvolver as atividades entrelaçando as dimensões do conhecimento e a valorização das experimentações dos alunos.

Materiais sugeridos:

  • Anexo para impressão (disponível ao final do plano).
  • Equipamento de reprodução de vídeo (opcional).
  • Folhas de papel A4 (uma por aluno).
  • Canetas coloridas.

Organização da aula

Dinâmica da Atividade (Autorretrato): 35 minutos.

AUTORRETRATO

Providencie previamente o espaço da sala e o material que irá utilizar para registrar esse primeiro dia de aula. Receba os alunos com entusiasmo, alegria e inicie a aula com os alunos sentados em roda no espaço que você preparou, pode ser sentados no chão, almofadas, cadeiras. O importante é que todos possam se ver, se olhar. Comente que irão iniciar este primeiro dia com uma dinâmica de apresentação chamada autorretrato, mas para isso cada um terá que responder algumas perguntas. Caso tenha conseguido imprimir o anexo, distribua um para cada criança. Lembrando que, se sua escola não tiver impressora, você poderá confeccionar um parecido com o modelo ou até mesmo distribuir papel em branco para que cada criança decore a seu modo e responda às perguntas que você irá ler. Neste momento é interessante observar cada aluno, pois pode ser que tenha algum que ainda não esteja alfabetizado e necessite de sua ajuda para efetivar a atividade. Nesta atividade, cada criança irá se desenhar e responder as perguntas que se relacionam com sua própria identidade, depois que terminarem convide-os a colocarem suas folhas viradas para baixo no chão, no meio do círculo, quando todas tiverem terminado, você inicia a dinâmica, escolha um autorretrato e leia as informações contidas em voz alta, tente adivinhar quem é e, se não conseguir, diga que eles podem apontar quem eles acham que é o dono, então quando acertarem, o dono daquele autorretrato vem, recebe o seu e o expõe no local que você preparar: pode ser mural, parede, varal, cesta, enfim, e então é hora de escolher outro no chão, assim vão pegando até o final.

Lembrando que este é o primeiro dia de aula e algumas crianças podem estar envergonhadas ou ser tímida e não querer participar, então é preciso respeitar. Esse momento de conversa entre o professor e os alunos e com eles mesmos é muito importante para desenvolver a oralidade, empatia e interação. Todos devem respeitar a sua vez de falar, diga a eles que devem tentar falar de forma clara o que querem dizer; ouvir o colega com atenção, respeitar os limites de cada um, entre outros pontos. Após todos terem apresentado um colega, fale um pouco sobre o quão foi especial esse momento, e que vocês terão muitas oportunidades de socializarem no decorrer do ano. Essas práticas, além de contribuir com a oralidade e interação, também refletem em todo o processo de escolarização e desenvolvimento da criança.

Variação de atividade II (Combinados): 25 minutos.

COMBINADOS

Esta atividade é uma sugestão para que você, professor, junto aos seus alunos, organizem o quadro de combinados. É muito comum os alunos chegarem na escola e já encontrarem o quadro de combinados pronto. Nesta atividade você poderá juntamente a turma decidirem que combinados farão parte do cotidiano da sala. Aqui neste plano deixamos uma moldura que poderá ser impressa, se houver possibilidade , como também várias dicas de combinados. Caso vocês não tenham como imprimir, podem usar os materiais disponíveis na escola indicados acima neste plano para criar os combinados que julgarem necessários, desde as ilustrações até as frases. Esta é uma ótima oportunidade para falar sobre aqueles combinados indispensáveis ao bom relacionamento no dia a dia como também ouvir as crianças mencionarem sobre quais combinados elas acham pertinentes, sem dúvida esta atividade pode ser um momento de grande troca, onde todos podem escolher os combinados, dizer porque escolheu aquele, porque julga importante, enfim. Pode ser que várias crianças escolham o mesmo ou que escolham combinados diferentes, então só deixe à disposição aqueles que puderem fazer parte do material que vocês construirão, para que, de repente, alguma criança não se sinta constrangida por não ter escolhido um combinado que será descartado.

Exponha as tarjetas no chão, em varal ou caixa, de acordo com sua realidade. O importante é possibilitar que as crianças possam manusear, fazer suas escolhas e relatar o porquê as fizeram, por exemplo: Por que acha isso importante? O que acontece se esse combinado não for cumprido? Entre outros questionamentos. Assim, vocês poderão selecionar os combinados e colocá-los visíveis em uma parede, mural. Combine com as crianças que todos serão responsáveis por cumprir cada combinado.

MODELO COMBINADOS NO ANEXO

Variação de Atividade III: 40 minutos.

MINHAS FÉRIAS

Após ter criado os combinados com a turma, peça que eles se sentem e diga que vocês irão fazer uma atividade bem pessoal, cada um irá escolher uma imagem disponibilizada por você e irá compartilhar com os colegas como foi suas férias. Não necessariamente a criança precisará escolher só uma imagem, pode ser que ela queira escolher duas, três ou até todas, vai depender de como foram as férias dela e o que ela irá decidir compartilhar com a turma. Comece por você, assim eles entenderão melhor o que deverão fazer e não ficarão envergonhados ou sem querer iniciar por medo de errar ou não estar compreendendo os comandos. As imagens que elas terão acesso, cujas imagens estão disponíveis para impressão ou projetar, enfim oportunizarão às crianças relatarem o que elas fizeram nas férias, onde foram, com quem estiveram e assim cada um terá mais uma oportunidade de escuta, conhecimento sobre o outro e de formal oral compartilhar suas experiências.

Caso sua escola tenha recurso audiovisual disponível, mencione para a turma que antes de iniciarem a atividade vocês irão ver um vídeo, caso contrário você poderá baixar a história no seu celular, notebook ou se possível também poderá imprimir no link disponível abaixo. A atividade que vocês irão desenvolver não depende exclusivamente destes materiais: vídeo e contação de história, porém se houver a possibilidade de incluí-los, estes recursos podem ajudar na interação e oralidade dos alunos, já que esta história fala das férias de uma garota que foi conhecer a praia e ficou impressionada com sujeira que as pessoas deixam na areia, fato que polui a água para os banhistas, para os seres que vivem no mar e também o quanto isso prejudica o meio ambiente. Então ela tem uma ideia para resolver este problema. Após assistirem ao vídeo ou ouvirem a história, faça inferências sobre a mesma, articule perguntas, peça que eles digam se gostaram, o que mais chamou a atenção, o que acharam da atitude das personagens, entre outras e só então apresente as imagens que você preparou para que eles identifiquem e compartilhem como foram suas férias. Esta leitura pode ser a abertura de muitos planos para as próximas aulas, envolvendo sustentabilidade, boas ações e atitudes, colaboração, responsabilidade e vários outros temas.

Ao começar a dinâmica, lembre- se que alguma criança pode não querer se manifestar ou precisar da sua intermediação para contar sua história. Esta atividade costuma ser muito prazerosa, as crianças habitualmente se empolgam para contar suas experiências, às vezes pode ocorrer de não quererem esperar a sua vez, então cabe a você, professor, organizar para que este seja um ótimo momento de partilha e desenvolvimento da oralidade, escuta, atenção e conhecimento. Este também poderá ser um momento de registro. Pode ser feito no quadro uma tabela colocando os nomes de cada criança e ao final vocês podem discutir os resultados de quantas crianças viajaram para praia, campo, visitaram shopping, zoológico, parques, ficaram mais tempo na tevê, celular, computador, entre outros.

Exemplo do Registro no quadro:

NOME ALUNO VIAJOU BRINC. AO AR LIVRE TV CELULAR, TABLET, COMP.
BEATRIZ PRAIA
JOÃO FUTEBOL USOU CELULAR

Exemplo das cartelas, imagens ou tarjetas a serem usadas:

Crédito: FG Trade/E+/Getty Images
Brincadeiras ao ar livre

Crédito: andreswd/E+/Getty Images
Criança jogando videogame

Crédito: AlexanderFord/E+/Getty Images
Criança usando o celular

Crédito: gradyreese/iStock/Getty Images Plus
Férias na praia

SARA E SUA TURMA. Sara vai à praia I e II. Youtube, 21 de janeiro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AsRP7bMnZrc

Variação de Atividade IV: 25 minutos.

ROTINA

Depois de compartilharem seus momentos especiais de férias, agora é chegada a hora de conversar com seus alunos sobre a organização da rotina diária. Explique para eles que vocês precisarão cumprir além dos combinados uma rotina, para que tudo aconteça de forma agradável e organizada. Fale para a turma sobre o tempo que vocês ficarão na escola, que este é bem dividido entre diversão, atividades diversas envolvendo leitura, escrita, recreação, pesquisa, descoberta, e ainda tem o momento do lanche. Então diga que vocês irão usar o relógio para especificar um tempo para cada coisa. Assim vocês não se perdem e conseguem criar um espaço de atividades diversificado que irá contribuir para a aprendizagem deles. Você pode usar o seu relógio de pulso, ou confeccionado de cartolina, E.V.A, papel A4 ou até desenhar um no quadro, apenas para servir de exemplo, assim, eles irão compreender com mais propriedade o que você está explicando. Então explique que o tempo na escola tem que ser compartilhado com todas as atividades, por esse motivo vocês criarão um título para cada momento. Aqui neste plano você encontrará algumas dicas, mas poderá desenvolver esta rotina de acordo com a necessidade da sua escola e da sua turma, apenas oportunize a participação das crianças no desenvolvimento desta atividade, pois o protagonismo do aluno se dá pela participação efetiva em todos os momentos e tomadas de decisões no que se refere ao contexto da sala de aula, para os alunos o construir, decidir, opinar vai ser sempre uma forma concreta de absorver conhecimentos. como eles são alunos do segundo ano você pode pedir que eles tentem lembrar como era rotina da turma que estudavam no ano anterior. Apesar do material de apoio aqui disponibilizado para impressão, você e sua turma poderão confeccionar todo o material de acordo com a criatividade de vocês e os recursos disponíveis na sua escola.


(Anexo)

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados