Plano de Aula

Plano de aula: Oficina de escrita

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita, em 50 minutos, considerando o desafio apresentado às crianças para que, inicialmente, em grupos, tendo o professor como escriba e mediador, preencham os lacunados dos textos que forem escolhidos para a atividade. Como sugestão, pode ser usado o gênero canção, a fim de que sirva, por exemplo, de referência para disparar o momento “ Sumiço de palavras”. Assim, por meio da interação dinâmica entre os alunos e o professor mediador, as crianças irão refletir, juntas, acerca das palavras que, possivelmente, podem preencher as lacunas apresentadas nos textos.

Desta forma, o professor deve planejar a aula, observando a necessidade de organização do espaço da sala de aula onde ocorrerão as trocas de ideias entre os grupos, a definição do número de crianças por equipes, atentando para os níveis de aquisição de escrita em que se encontram e as etapas de realização da atividade propostas no plano da oficina.

Após desenvolver atividades de preenchimento dos textos lacunados, utilizando o repertório que têm construído de memória, o professor pode, gradativamente, desafiar as crianças em relação às propostas de escrita que ampliem as suas habilidades de leitura e produção textual. Nesta direção, podem ser apresentados desafios de decalque/transcrição de textos, capazes de estimular a turma a imaginar que cada palavra, unida a outras, forma fios que, juntos, dão origem a uma grande rede que é o texto.

Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma.

Campos de atuação: Todos os campos/vida cotidiana/vida pública e artístico-literário.

Materiais necessários: Quadro, piloto, palavras escritas em cartolina, caixa de papel, fitas coloridas, barbante.

Dificuldades antecipadas: É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência. Além disso, maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.

 

Referências sobre o assunto:

http://territoriodobrincar.com.br/

KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OBEID, Cézar. Brincantes poemas. São Paulo: Moderna.

PAMPLONA, Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

A palavra contemporânea, ocupando outros espaços:

Laura Guimarães. Disponível em: http://nopassodoroteiro.blogspot.com/. Acesso em: 26 ago 2018.

http://www.coletivomeiofio.com/

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Nesta primeira parte da aula, preparar as crianças, no próprio espaço da classe, para as etapas da oficina, informando-lhes que irão ler um texto para, em seguida, realizar, juntas, uma atividade de escrita em que também irão exercitar a criatividade para descobrir palavras que sumiram no texto. Neste sentido, é importante que o tempo dedicado a esse momento da aula seja bem administrado para que a turma possa participar ativamente da proposta de produção do texto que vem logo em seguida.

Orientações:

  • A omissão de palavras nos textos é uma estratégia que será utilizada não apenas para esta aula. Descobrir as palavras que sumiram no texto é uma proposta que pode ser apresentada também em relação à produção de outros gêneros. Daí, podem ser exploradas algumas propostas: lacunar textos narrativos e suprimir palavras relacionadas à estrutura destes gêneros, por exemplo, elementos característicos das cartas (vocativo, saudação, assinatura, tema/assunto), omitir verbos de contos. Com base nestas estratégias, será possível abrir espaço para que a atividade permanente permita a ampliação de propostas que vão desde o decalque de poema/canção até, por exemplo, texto narrativo lacunado narrativo.
  • Para começar a aula, apresente o slide com a proposta de escrita “Sumiço de palavras” e leia para as crianças as questões apresentadas.
  • Como sugestão, pode ser usada a canção “ Lá vem o pato”, de Toquinho. Primeiro, pode ser feita a leitura do texto na íntegra e, depois, apresentar a canção em lacunas para que as crianças preencham o texto, buscando na memória as informações e pensando nas palavras que faltam.
  • Outra sugestão é que sejam omitidas apenas ações do texto e pedir que as crianças transcrevam a canção, apresentando os verbos que foram retirados.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados