Plano de aula: Oficina de escrita

Sobre esta aula:

Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita, em 50 minutos, considerando o desafio apresentado às crianças para que, inicialmente, em grupos, tendo o professor como escriba e mediador, preencham os lacunados dos textos que forem escolhidos para a atividade. Como sugestão, pode ser usado o gênero canção, a fim de que sirva, por exemplo, de referência para disparar o momento “ Sumiço de palavras”. Assim, por meio da interação dinâmica entre os alunos e o professor mediador, as crianças irão refletir, juntas, acerca das palavras que, possivelmente, podem preencher as lacunas apresentadas nos textos.

Desta forma, o professor deve planejar a aula, observando a necessidade de organização do espaço da sala de aula onde ocorrerão as trocas de ideias entre os grupos, a definição do número de crianças por equipes, atentando para os níveis de aquisição de escrita em que se encontram e as etapas de realização da atividade propostas no plano da oficina.

Após desenvolver atividades de preenchimento dos textos lacunados, utilizando o repertório que têm construído de memória, o professor pode, gradativamente, desafiar as crianças em relação às propostas de escrita que ampliem as suas habilidades de leitura e produção textual. Nesta direção, podem ser apresentados desafios de decalque/transcrição de textos, capazes de estimular a turma a imaginar que cada palavra, unida a outras, forma fios que, juntos, dão origem a uma grande rede que é o texto.

Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma.

Campos de atuação: Todos os campos/vida cotidiana/vida pública e artístico-literário.

Materiais necessários: Quadro, piloto, palavras escritas em cartolina, caixa de papel, fitas coloridas, barbante.

Dificuldades antecipadas: É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência. Além disso, maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.

Referências sobre o assunto:

KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OBEID, Cézar. Brincantes poemas. São Paulo: Moderna.

PAMPLONA, Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

A palavra contemporânea, ocupando outros espaços:

Laura Guimarães. Disponível em: http://nopassodoroteiro.blogspot.com/. Acesso em: 26 ago 2018.

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Nesta primeira parte da aula, preparar as crianças, no próprio espaço da classe, para as etapas da oficina, informando-lhes que irão ler um texto para, em seguida, realizar, juntas, uma atividade de escrita em que também irão exercitar a criatividade para descobrir palavras que sumiram no texto. Neste sentido, é importante que o tempo dedicado a esse momento da aula seja bem administrado para que a turma possa participar ativamente da proposta de produção do texto que vem logo em seguida.

Orientações:

• A omissão de palavras nos textos é uma estratégia que será utilizada não apenas para esta aula. Descobrir as palavras que sumiram no texto é uma proposta que pode ser apresentada também em relação à produção de outros gêneros. Daí, podem ser exploradas algumas propostas: lacunar textos narrativos e suprimir palavras relacionadas à estrutura destes gêneros, por exemplo, elementos característicos das cartas (vocativo, saudação, assinatura, tema/assunto), omitir verbos de contos. Com base nestas estratégias, será possível abrir espaço para que a atividade permanente permita a ampliação de propostas que vão desde o decalque de poema/canção até, por exemplo, texto narrativo lacunado narrativo.
  • Para começar a aula, apresente o slide com a proposta de escrita “Sumiço de palavras” e leia para as crianças as questões apresentadas.
  • Como sugestão, pode ser usada a canção “ Lá vem o pato”, de Toquinho. Primeiro, pode ser feita a leitura do texto na íntegra e, depois, apresentar a canção em lacunas para que as crianças preencham o texto, buscando na memória as informações e pensando nas palavras que faltam.
  • Outra sugestão é que sejam omitidas apenas ações do texto e pedir que as crianças transcrevam a canção, apresentando os verbos que foram retirados.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA