Plano de aula: Nomes próprios - sons iguais e diferentes

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com que letra começa?

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desta aula é agrupar nomes próprios de acordo com o som (fonema) de cada letra inicial.

Materiais necessários: Cartolinas ou papel color set, fichas com nomes diversos (clique aqui para acessar a sugestão de nomes), envelopes comuns.

Dificuldades antecipadas: Não identificar as semelhanças entre os nomes próprios; não identificar as diferenças entre os sons das letras; agrupar os nomes próprios apenas pela letra inicial e não pelo som.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Diga aos alunos que, nesta aula, vocês observarão que algumas letras do alfabeto podem ter mais de um som.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA