Plano de Aula

Plano de aula: Bingo dos nomes

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com que letra começa?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som dessas letras.

Materiais necessários: Cartelas contendo nove divisões em branco para cada aluno (clique aqui para acessar o modelo da tabela); Fichas com nomes dos alunos para sorteio (clique aqui para acessar as fichas dos nomes para sorteio); Lista com nomes dos alunos da turma para consulta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão não saber escrever os nomes dos colegas ou escrever nomes repetidos.Não marcar nomes sorteados.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de bingo, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos colegas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados