Plano de Aula

Plano de aula: Bingo dos nomes

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com que letra começa?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som dessas letras.

Materiais necessários: Cartelas contendo nove divisões em branco para cada aluno (clique aqui para acessar o modelo da tabela); Fichas com nomes dos alunos para sorteio (clique aqui para acessar as fichas dos nomes para sorteio); Lista com nomes dos alunos da turma para consulta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão não saber escrever os nomes dos colegas ou escrever nomes repetidos.Não marcar nomes sorteados.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de bingo, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos colegas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados